Escola estadual de Joinville será representante da região Norte em projeto da Alesc Imprimir
Qua, 11 de Abril de 2012 15:48

A escola estadual Dom Pio de Freitas, de Joinville, representará o Norte do Estado na 13ª edição do Parlamento Jovem Catarinense. O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e tem por objetivo possibilitar aos estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas três dias de vivência da jornada dos parlamentares. Na quinta-feira (12), a partir das 8h, acontecerá na unidade escolar um curso preparatório, com palestras ministradas pelo Núcleo Educação para Cidadania da Alesc.

Após se inscrever no programa, a escola de Joinville foi sorteado durante uma sessão plenária da Assembleia Legislativa. O Dom Pio de Freitas é uma das oito unidades escolares do Estado que enviarão, cada uma, seis deputados mirins ao órgão do poder legislativo nos dias 26, 27 e 28 de junho. Os alunos representantes serão escolhidos por meio de votação, que deve ocorrer conforme o cronograma do programa.

O Parlamento Jovem Catarinense foi instituído por intermédio da Resolução nº 003/2005 e regulamentado pelo Ato da Mesa 147/2008, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O projeto pretende ampliar os conhecimentos dos jovens cidadãos sobre política, bem como promover a importância da democracia. Para participar do programa, o estudante deve ter até 21 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o ensino médio.

Confira as outras escolas selecionadas

Região Sul: Escola de Educação Básica e Profissional Professora Adélia Cabral Varejão- Laguna

Meio Oeste: Escola de Educação Básica Santos Anjos- Rio das Antas

Vale do Itajaí: Escola de Educação Básica Professor João Boos- Guabiruba

Oeste: Escola de Educação Básica Antonio Sarques- Chapecó

Planalto Serrano: Escola de Educação Básica General José Pinto Sombra- Lages

Grande Florianópolis: Centro Educacional Municipal Centro Martins- São José

Planalto Norte: Escola de Educação Básica Julia Baleoli Zanido- Canoinhas