Professora da Gered de Chapecó apresenta trabalho de pesquisa na Educere 2013 |
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Por Douglas Dorneles |
Seg, 30 de Setembro de 2013 17:48 |
A cidade de Curitiba sediou na última semana, de 23 a 26, o XI Congresso Nacional de Educação (Educere 2013), com o tema Formação docente e sustentabilidade: Um olhar transdisciplinar. O evento, que contou com mais de 4,7 mil participantes, teve como objetivo socializar os resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos da graduação, da pós-graduação e diferentes profissionais da área da educação. A professora Cláudia Simone Fantin, servidora efetiva da Gered de Chapecó e mestranda da Unochapecó, foi convidada para apresentar seu trabalho de pesquisa no congresso. “Poder contar com uma profissional comprometida é proporcionar maior crescimento da equipe pedagógica da Gered, cujo trabalho irá refletir nas unidades escolares”, comenta a gerente de Educação da SDR de Chapecó, Ana Vedana. A temática discutida utilizou a experiência prática do 1º Seminário Regional de Formação Continuada: A Proposta Curricular de Santa Catarina no contexto das Políticas Curriculares Nacionais (SEFORM), realizado pela Gered de Chapecó, em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em julho de 2012. Foi utilizado para a pesquisa o relatório do seminário, documento esse que foi disponibilizado para todos os participantes do evento. “A experiência que uniu o espaço da prática pedagógica e as concepções teóricas resultou numa construção sólida de pensar o fazer pedagógico unindo teoria e prática, contribuindo para o espaço acadêmico no repensar a formação inicial”, explica a professora Cláudia. No Educere 2013, além da realização da segunda edição do Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), também foi realizado o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), que busca aprofundar questões relacionadas ao trabalho docente. Historicamente, o evento tem promovido a aproximação entre docentes e estudantes da educação superior e os professores da educação básica, oportunizando um fórum permanente de discussões de modo a aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. |