Xanxerê debate escolha de novos diretores escolares Imprimir
Por Ana Elise Zogheib   
Qua, 02 de Abril de 2014 13:12

A Gerência Regional de Educação de Xanxerê reuniu na tarde de segunda-feira, 31, o Conselho Deliberativo, a Associação de Pais e Professores e a direção das escolas Neusa Lemos Marques, Romildo Czepanhik e Neli Ottoni Lange para explicar como vai funcionar o processo de escolha no Plano de Gestão Escolar para o cargo de diretor.

As três escolas, juntamente com a EEB Terturliano Turíbio Lemos, do município de Faxinal dos Guedes, terão que fazer o processo de eleição porque o cargo de diretor destas unidades está vago desde 28 de fevereiro deste ano.

Durante a reunião, a gerente de Educação da SDR de Xanxerê, Marivete Brunel Zaffari, explicou como será o processo de escolha, ressaltando que as escolas deverão criar uma Comissão Escolar de Gestão, constituída por dois representantes dos profissionais da educação e funcionários da escola, dois representantes dos estudantes e dois representantes dos responsáveis pelos estudantes.

“Este grupo será responsável por todo o processo eleitoral e ficará a cargo deles organizar a votação em cada unidade escolar”, explica a gerente dizendo que eles serão orientados e acompanhados pela comissão regional e pela comissão estadual de gestão.

Poderão votar nas eleições: os funcionários das escolas, os responsáveis por estudante menor de 18 anos com direito a um único voto por família, estudantes dos anos finais dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de estudantes matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos.

A votação para escolha do Plano de Gestão Escolar será no dia 27/05 deste ano e a posse dos novos diretores deve ocorrer até o dia 5 de junho.