Últimos dias para inscrições na Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" |
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Sex, 29 de Abril de 2016 13:46 |
Podem participar docentes e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Nesta 4ª edição o professor inscrito deverá orientar seus alunos a escreverem um texto sobre o tema “O lugar onde vivo”. Os estudantes podem participar nas categorias: Poema, para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental; Memórias Literárias, para 7º e 8º ano do Ensino Fundamental; Crônica, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, e Artigo de Opinião, para 2º e 3º ano do Ensino Médio. As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durantes as aulas de Língua Portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto. Ao longo do ano, haverá cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional, no mês de dezembro. Para avaliar os trabalhos, serão formadas comissões julgadoras específicas para cada etapa. As comissões julgadoras estaduais vão avaliar os textos e selecionar 500 trabalhos semifinalistas, sendo 125 textos de cada gênero. Na etapa seguinte, os textos passarão pela avaliação das comissões julgadoras regionais, que indicam os 152 professores e alunos finalistas. A etapa final da Olimpíada será realizada em Brasília, em dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais. Segundo a diretora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Marilene Pacheco, desde 2004 o programa vem desenvolvendo ações de formação continuada para os professores do Ensino Fundamental, a fim de orientar a produção de textos dos alunos. “O sucesso de toda ação pedagógica de qualidade está condicionado a esforços conjuntos. E as Gerências Regionais de Educação são peças fundamentais na divulgação junto às escolas para o importante envolvimento dos professores”, destaca Marilene. A olimpíada é resultado da parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. |