Série Vida de Educador - A música e a educação caminhando lado a lado |
![]() |
Por Cauê Andreosi |
Qua, 01 de Outubro de 2014 12:13 |
Atualmente, o cidadão catarinense, que se descreve como “comum” exerce a profissão de professor de Matemática na EEB Dom Gregório Warmeling, na cidade de Balneário Barra do Sul. Mas se engana quem pensa que para por aí. Ediumar faz e é muito mais. Idealizador, fundador e líder da banda de percussão Dragões do Mar, este professor mostra, por meio de sua trajetória, que a música sempre se fez presente durante toda a sua vida. Aos 8 anos de idade, ele acompanhava os ensaios da fanfarra da escola onde estudava em Porto União, e ficava deslumbrado com as batidas da companhia. “Quando eu chegava em casa depois da aula, pegava dois bastões de madeira, uma lata de tinta vazia e começava a batucar. Incomodava muito a minha mãe, que as vezes até me mandava batucar em outro lugar”, lembrou.
Em 2002, na chegada à escola Dom Gregório Warmeling, o professor se juntou à diretora da época, Maria Baraúna, e criou, com instrumentos velhos e condições de ensaio precárias, a banda de percussão Dragões do Mar. Em 2006, um ponto importante na construção da equipe vencedora. Uma excursão para a cidade de Gaspar, para que os alunos presenciassem um verdadeiro campeonato de fanfarra, em busca de amadurecimento e censo de competição. Lá, uma promessa foi feita: “Voltaremos ano que vem e seremos campeões”, afirmou o professor e líder do projeto. Um ano depois, o mesmo campeonato, na mesma cidade, marcou o primeiro título da equipe da escola. Um momento considerado chave para os alunos liderados por Ediumar e para a realização pessoal do professor. Muitas outras conquistas viriam para a escola, que já recebeu mais de 300 alunos no projeto de fanfarra, sempre liderado por Nakalski.
Ediumar é um exemplo de homem e profissional engajado em melhorar ainda mais a educação. Ao longo deste mês, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação exibirá uma série que homenageia os professores catarinenses em destaque. Envie-nos a história do professor que você admira, pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . |