Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Rudolfo  Meyer.jpg
  • Banner
Série Vida de Educador - A música e a educação caminhando lado a lado PDF Imprimir E-mail
Por Cauê Andreosi   
Qua, 01 de Outubro de 2014 12:13

0110pequenacaue1Ediumar Nakalski, de 37 anos, é natural de Porto União-SC, filho de Cilmar Jorge e Iracy, irmão de Clediumar, casado com Tatiane e pai de Allan e Ellen. É formado em matemática na Faculdade Estadual de União da Vitória, Paraná. No currículo profissional, tem trabalhos como sonoplastia da Rádio Colméia, em Porto União, e cinco anos de exército onde trabalhou como soldado no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindada.

Atualmente, o cidadão catarinense, que se descreve como “comum” exerce a profissão de professor de Matemática na EEB Dom Gregório Warmeling, na cidade de Balneário Barra do Sul. Mas se engana quem pensa que para por aí. Ediumar faz e é muito mais.

Idealizador, fundador e líder da banda de percussão Dragões do Mar, este professor mostra, por meio de sua trajetória, que a música sempre se fez presente durante toda a sua vida. Aos 8 anos de idade, ele acompanhava os ensaios da fanfarra da escola onde estudava em Porto União, e ficava deslumbrado com as batidas da companhia. “Quando eu chegava em casa depois da aula, pegava dois bastões de madeira, uma lata de tinta vazia e começava a batucar. Incomodava muito a minha mãe, que as vezes até me mandava batucar em outro lugar”, lembrou.

0110pequenacaue2Dois anos mais tarde, Ediumar se junta ao grupo de fanfarra de sua escola para tocar surdo. Por lá, ficou durante sete anos e se sagrou campeão de concursos musicais. Baterista de uma banda de rock na adolescência e membro da fanfarra do exército, por onde passou em sua mocidade, Ediumar dava mostras de que teria na música uma aliada para a vida toda.

Em 2002, na chegada à escola Dom Gregório Warmeling, o professor se juntou à diretora da época, Maria Baraúna, e criou, com instrumentos velhos e condições de ensaio precárias, a banda de percussão Dragões do Mar.

Em 2006, um ponto importante na construção da equipe vencedora. Uma excursão para a cidade de Gaspar, para que os alunos presenciassem um verdadeiro campeonato de fanfarra, em busca de amadurecimento e censo de competição. Lá, uma promessa foi feita: “Voltaremos ano que vem e seremos campeões”, afirmou o professor e líder do projeto. Um ano depois, o mesmo campeonato, na mesma cidade, marcou o primeiro título da equipe da escola. Um momento considerado chave para os alunos liderados por Ediumar e para a realização pessoal do professor. Muitas outras conquistas viriam para a escola, que já recebeu mais de 300 alunos no projeto de fanfarra, sempre liderado por Nakalski.

0110pequenacaue3A aluna Jéssica Sardá Alberton tem em seu professor de matemática e de fanfarra um exemplo de vida íntegra e responsável. “Ele é muito focado no trabalho e na banda. Sempre dá um jeito de os nossos problemas como equipe, e os resultados aparecem naturalmente”, disse. Bruno Dirceu dos Santos considera louvável que um pai de família ache tempo para se dedicar à vida de outros jovens. “O professor Ediumar dá o máximo e faz todos os integrantes da banda acreditarem que conseguem”, destacou o jovem.

Ediumar é um exemplo de homem e profissional engajado em melhorar ainda mais a educação. Ao longo deste mês, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação exibirá uma série que homenageia os professores catarinenses em destaque. Envie-nos a história do professor que você admira, pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels