Concepção Pedagógica: O documento base do MEC para o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional-EMIEP enfoca uma concepção de formação humana, tendo como base o trabalho como princípio educativo, a integração de todas as dimensões da vida, visando à formação omnilateral dos sujeitos. As dimensões estão relacionadas ao trabalho, a ciência e a cultura.
Legislação: O documento base do MEC/dez de 2007, Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012 e a Resolução CEE/SC nº 167, de 22/10/2013, e o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, Caderno Pedagógico do EMIEP/SED.
Organização Curricular do Curso EMIEP: Segundo o documento base do MEC e a legislação deste curso, a proposta deverá ser integrada, isto é, analisar a possibilidade de integrar as disciplinas técnicas as grandes áreas do conhecimento do Ensino Médio, entendendo que não se trata de uma simples justaposição de disciplinas. A construção da organização curricular do EMIEP deverá assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades para a formação geral e as condições de preparação para o exercício de profissões técnicas.
Breve Histórico: A implantação do curso EMIEP levou em consideração a visão dos alunos, as possibilidades de inserção social, por meio das modalidades formativas, oferecidas pela escola. O processo de implementação e implantação do EMIEP ocorreu no período de 2004 a 2006. A Secretaria iniciou com a elaboração de 29 propostas de abertura destes cursos, sendo um por região, tendo como referência histórica a gestão descentralizada em 29 regionais. Para efetivação, a SED desencadeou processo de formação continuada dos gestores e professores das 29 escolas de EMIEP, realizado, por meio de seminários presenciais com acompanhamento efetivo da consultoria estadual e nacional. O Plano de Trabalho possibilitou, também, a formação continuada à distância/fóruns de discussão e o assessoramento técnico-pedagógico a cada uma das escolas envolvidas, com o objetivo de monitorar as ações de gestão do trabalho pedagógico, da organização curricular, da infraestrutura da escola e das ações de apoio aos alunos. Para trabalhar com esta modalidade, a temática de formação abordou o currículo, planejamento e a organização curricular na perspectiva histórico-cultural como marco teórico central.
O Currículo dos cursos de EMIEP devem proporcionar aos estudantes:
-- Temas comuns a todos os cursos como: empreendedorismo, relações humanas, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, gestão da inovação e iniciação científica, gestão da qualidade social e ambiental do trabalho podem ser inseridas nos componentes curriculares ao longo do curso; -- Instrumentais de cada habilitação, por meio das vivências de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho; -- Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura com referências fundamentais de sua formação.
CURSOS OFERECIDOS NA REDE PUBLICA ESTADUAL DE ENSINO: As Escolas de Educação Básica/EEB e os Centros de Educação Profissional/CEDUPs oferecem Cursos de EMIEP, em 10 dos 13 Eixos Tecnológicos existentes no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos:
RELATÓRIO DE CURSOS EMIEP POR EIXOS TECNOLÓGICOS
1 Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio
ADMINISTRAÇÃO - Parecer nº144, de 14/12/2015 -- CEDUP Herman Hering (Blumenau) -- CEDUP Abílio Paulo (Criciuma) -- EEB Eng Annes Gualberto (Imbituba) -- EEB Santa Cruz (Canoinhas) -- EEB Prof Olavo Cecco Rigon (Concórdia) -- EEB Cel Gasparino Zorzi (Campos Novos) -- EEB Sóror Angélica (SLO) -- EEB Emílio Garrastazu Médice (Campo Erê).
VENDAS - Parecer nº146, de 14/12/2015 -- CEDUP Diomício Freitas (Tubarão) -- EEB Everardo Backheuser (Descanso)
COMÉRCIO - Parecer nº 006 de 15/02/2016 -- EEM Almirante Lamego (Laguna) -- EEB Pedro Maciel (Chapecó) -- CEDUP Abílio Paulo (Criciuma)
CONTABILIDADE - Parecer nº138, de 14/12/2015 -- EEB Pde Balduíno Rambo (Tunápolis)
RECURSOS HUMANOS - Parecer nº142, de 14/12/2015 -- CEDUP Renato Ramos da Silva (Lages).
2 Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais
MECÂNICA - Parecer nº 004 de 15/02/2016 -- CEDUP HH (Blumenau) -- CEDUP Industrial de Lages -- CEDUP Diomício Freitas (Tubarão) -- EEB Prof Jurema Savi Milanez (Quilombo)
ELETRÔNICA - Parecer nº152, de 14/12/2015 --CEDUP Industrial de Lages.
ELETROTÉCNICA - Parecer nº154, de 14/12/2015 -- CEDUP Industrial de Lages
3 Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer
HOSPEDAGEM - Parecer nº135, de 14/12/2015 -- EEB Francisco Mazzola (NovaTrento) -- EEB Maria Rita Flor (Bombinhas) -- EEB Manoel Cruz (São Joaquim) -- EEB Manoel Henrique de Assis (Penha) -- EEB Eng Annes Gualberto (Imbituba).
4 Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia
ALIMENTOS - Parecer nº150, de 14/12/2015 -- CEDUP Abílio Paulo (Criciuma).
VITICULTURA E ENOLOGIA Parecer nº139, de 14/12/2015 -- EEB Manoel Cruz (São Joaquim)
5 Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - Parecer nº 005 de 15/02/2016 -- EEB Domingos Barbosa Cabral (Pescaria Brava) -- EEB Prof Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul) -- EEB Raul Pompéia (Campo Erê).
INFORMÁTICA - Parecer nº133, de 14/12/2015 -- CEDUP HH (Blumenau) -- CEDUP Abílio Paulo (Criciuma) -- CEDUP Renato Ramos da Silva (Laguna) -- CEDUP de Chapecó -- EEB Olavo Cecco Rigon (Concórdia) -- EEB Elza Mancelos de Moura (Guarujá Do Sul) -- EEB Eng Annes Gualberto (Imbituba -- EEM São João Batista (SMO).
INFORMÁTICA PARA INTERNET - Parecer nº134, de 14/12/2015 -- CEDUP Diomício Freitas (Tubarão).
REDE DE COMPUTADORES - Parecer nº153, de 14/12/2015 -- EEM Almirante Lamego (Laguna)
6 Eixo Tecnológico: Segurança
SEGURANÇA DO TRABALHO - Parecer nº137, de 14/12/2015 -- EEB Adelaide Konder (Navegantes).
7 Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
AGROECOLOGIA - Parecer nº151, de 14/12/2015 -- EEB 25 de Maio (Fraiburgo), EEB Paulo freire (Abelardo Luz).
ZOOTECNIA - Parecer nº 019, de 12/03/2012 -- Casa Familiar Rural de Modelo (EEB Dom Helder Camara) -- Casa Familiar Rural de Saudades (EEB Rodrigues Alves) Parecer nº 136, de 14/12/2015 -- Casa Familiar Rural de Saudades -- Casa Familiar Rural de Modelo, município de Modelo
AGROPECUÁRIA - Parecer nº143, de 14/12/2015 -- CEDUP de Mafra -- EEB Cordilheira Alta Parecer nº 361, de 18/11/2014 -- Casa Familiar de Riqueza (EEB Genoveva Dalla Costa)
AGRICULTURA - Parecer nº 149, de 14/12/2015 -- Casa Familiar Rural de Seara (EEB Rosina Nardi -- Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste (EEB Pe. Vendelino Seidel) Parecer nº 020, de 12/03/2012 – (para os 2º e 3º anos) -- Casa Familiar Rural de Seara (EEB Rosina Nardi) -- Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste (EEB Pe. Vendelino Seidel) Parecer nº 012, de 08/03/2016 -- Casa Familiar Rural São Domingos, no município de Caibi Parecer nº 013, de 08/03/2016 -- Casa Familiar Rural de Guaraciaba
AGRONEGÓCIO - Parecer nº148, de 14/12/2015 -- EEB Prof Virgínia Paulina da Silva Gonçalves (Monte Carlo) Parecer nº 110, de 12/12/2011 -- Casa Familiar de Riqueza (EEB Genoveva Dalla Costa) – último ano em 2016 Parecer nº 140, de 14/12/2015 -- Casa Familiar Rural de Xaxim (EEB Custódio de Campos) -- Casa Familiar Rural Santo Agostinho de Quilombo ( EEB Profª Jurema Savi Milanez)
AGROECOLOGIA - Parecer nº151, de 14/12/2015 -- EEB 25 de Maio (Fraiburgo) -- EEB Paulo Freire (Abelardo Luz).
8 Eixo Tecnológico: Infraestrutura
EDIFICAÇÕES -Parecer nº141, de 14/12/2015 CEDUP Abílio Paulo (Criciuma).
PORTOS - Parecer nº145, de 14/12/2015 -- EEB Nereu Ramos (Itapoá).
9 Eixo Tecnológico: Produção Industrial
BIOTECNOLOGIA - Parecer nº147, de 14/12/2015 -- CEDUP Renato Ramos da Silva (Laguna)
QUÍMICA - Parecer nº 462, de 09/12/2008 -- EEB Otto Feuershutte (Tubarão)
10 Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
MEIO AMBIENTE GERED de Florianópolis, na comunidade Whera Tupã-Poty de Biguaçu (escola indígena)
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