Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
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Ensino Médio Integrado a Educação Profissional PDF Imprimir E-mail
Qui, 30 de Julho de 2015 15:04

Concepção Pedagógica:
O documento base do MEC para o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional-EMIEP enfoca uma concepção de formação humana, tendo como base o trabalho como princípio educativo, a integração de todas as dimensões da vida, visando à formação omnilateral dos sujeitos. As dimensões estão relacionadas ao trabalho, a ciência e a cultura.

Legislação:
O documento base do MEC/dez de 2007, Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012 e a Resolução CEE/SC nº 167, de 22/10/2013, e o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, Caderno Pedagógico do EMIEP/SED.

Organização Curricular do Curso EMIEP:
Segundo o documento base do MEC e a legislação deste curso, a proposta deverá ser integrada, isto é, analisar a possibilidade de integrar as disciplinas técnicas as grandes áreas do conhecimento do Ensino Médio, entendendo que não se trata de uma simples justaposição de disciplinas. A construção da organização curricular do EMIEP deverá assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades para a formação geral e as condições de preparação para o exercício de profissões técnicas.

Breve Histórico:
A implantação do curso EMIEP levou em consideração a visão dos alunos, as possibilidades de inserção social, por meio das modalidades formativas, oferecidas pela escola. O processo de implementação e implantação do EMIEP ocorreu no período de 2004 a 2006. A Secretaria iniciou com a elaboração de 29 propostas de abertura destes cursos, sendo um por região, tendo como referência histórica a gestão descentralizada em 29 regionais. Para efetivação, a SED desencadeou processo de formação continuada dos gestores e professores das 29 escolas de EMIEP, realizado, por meio de seminários presenciais com acompanhamento efetivo da consultoria estadual e nacional. O Plano de Trabalho possibilitou, também, a formação continuada à distância/fóruns de discussão e o assessoramento técnico-pedagógico a cada uma das escolas envolvidas, com o objetivo de monitorar as ações de gestão do trabalho pedagógico, da organização curricular, da infraestrutura da escola e das ações de apoio aos alunos. Para trabalhar com esta modalidade, a temática de formação abordou o currículo, planejamento e a organização curricular na perspectiva histórico-cultural como marco teórico central.

O Currículo dos cursos de EMIEP devem proporcionar aos estudantes:

-- Temas comuns a todos os cursos como: empreendedorismo, relações humanas, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, gestão da inovação e iniciação científica, gestão da qualidade social e ambiental do trabalho podem ser inseridas nos componentes curriculares ao longo do curso;
-- Instrumentais de cada habilitação, por meio das vivências de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho;
-- Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura com referências fundamentais de sua formação.


CURSOS OFERECIDOS NA REDE PUBLICA ESTADUAL DE ENSINO:
As Escolas de Educação Básica/EEB e os Centros de Educação Profissional/CEDUPs oferecem Cursos de EMIEP, em 10 dos 13 Eixos Tecnológicos existentes no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos:

RELATÓRIO DE CURSOS EMIEP POR EIXOS TECNOLÓGICOS

1 Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio

ADMINISTRAÇÃO - Parecer nº144, de 14/12/2015
-- CEDUP Herman Hering (Blumenau)
-- CEDUP Abílio Paulo (Criciuma)
-- EEB Eng Annes Gualberto (Imbituba)
-- EEB Santa Cruz (Canoinhas)
-- EEB Prof Olavo Cecco Rigon (Concórdia)
-- EEB Cel Gasparino Zorzi (Campos Novos)
-- EEB Sóror Angélica (SLO)
-- EEB Emílio Garrastazu Médice (Campo Erê).

VENDAS - Parecer nº146, de 14/12/2015
-- CEDUP Diomício Freitas (Tubarão)
-- EEB Everardo Backheuser (Descanso)

COMÉRCIO - Parecer nº 006 de 15/02/2016
-- EEM Almirante Lamego (Laguna)
-- EEB Pedro Maciel (Chapecó)
-- CEDUP Abílio Paulo (Criciuma)

CONTABILIDADE - Parecer nº138, de 14/12/2015
-- EEB Pde Balduíno Rambo (Tunápolis)

RECURSOS HUMANOS - Parecer nº142, de 14/12/2015
-- CEDUP Renato Ramos da Silva (Lages).

2 Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

MECÂNICA - Parecer nº 004 de 15/02/2016
-- CEDUP HH (Blumenau)
-- CEDUP Industrial de Lages
-- CEDUP Diomício Freitas (Tubarão)
-- EEB Prof Jurema Savi Milanez (Quilombo)

ELETRÔNICA - Parecer nº152, de 14/12/2015
--CEDUP Industrial de Lages.

ELETROTÉCNICA - Parecer nº154, de 14/12/2015
-- CEDUP Industrial de Lages

3 Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

HOSPEDAGEM - Parecer nº135, de 14/12/2015
-- EEB Francisco Mazzola (NovaTrento)
-- EEB Maria Rita Flor (Bombinhas)
-- EEB Manoel Cruz (São Joaquim)
-- EEB Manoel Henrique de Assis (Penha)
-- EEB Eng Annes Gualberto (Imbituba).

4 Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia

ALIMENTOS - Parecer nº150, de 14/12/2015
-- CEDUP Abílio Paulo (Criciuma).

VITICULTURA E ENOLOGIA  Parecer nº139, de 14/12/2015
-- EEB Manoel Cruz (São Joaquim)

5 Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - Parecer nº 005 de 15/02/2016
-- EEB Domingos Barbosa Cabral (Pescaria Brava)
-- EEB Prof Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul)
-- EEB Raul Pompéia (Campo Erê).

INFORMÁTICA  - Parecer nº133, de 14/12/2015
-- CEDUP HH (Blumenau)
-- CEDUP Abílio Paulo (Criciuma)
-- CEDUP Renato Ramos da Silva (Laguna)
-- CEDUP de Chapecó
-- EEB Olavo Cecco Rigon (Concórdia)
-- EEB Elza Mancelos de Moura (Guarujá Do Sul)
-- EEB Eng Annes Gualberto (Imbituba
-- EEM São João Batista (SMO).

INFORMÁTICA PARA INTERNET - Parecer nº134, de 14/12/2015
-- CEDUP Diomício Freitas (Tubarão).

REDE DE COMPUTADORES - Parecer nº153, de 14/12/2015
-- EEM Almirante Lamego (Laguna)

6 Eixo Tecnológico: Segurança

SEGURANÇA DO TRABALHO - Parecer nº137, de 14/12/2015
-- EEB Adelaide Konder (Navegantes).

7 Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

AGROECOLOGIA - Parecer nº151, de 14/12/2015
-- EEB 25 de Maio (Fraiburgo), EEB Paulo freire (Abelardo Luz).

ZOOTECNIA - Parecer nº 019, de 12/03/2012
-- Casa Familiar Rural de Modelo (EEB Dom Helder Camara)
-- Casa Familiar Rural de Saudades (EEB Rodrigues Alves)
Parecer nº 136, de 14/12/2015
-- Casa Familiar Rural de Saudades
-- Casa Familiar Rural de Modelo, município de Modelo

AGROPECUÁRIA - Parecer nº143, de 14/12/2015
-- CEDUP de Mafra
-- EEB Cordilheira Alta
Parecer nº 361, de 18/11/2014
-- Casa Familiar de Riqueza (EEB Genoveva Dalla Costa)

AGRICULTURA - Parecer nº 149, de 14/12/2015
-- Casa Familiar Rural de Seara (EEB Rosina Nardi
-- Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste (EEB Pe. Vendelino Seidel)
Parecer nº 020, de 12/03/2012 – (para os 2º e 3º anos)
-- Casa Familiar Rural de Seara (EEB Rosina Nardi)
-- Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste (EEB Pe. Vendelino Seidel)
Parecer nº 012, de 08/03/2016
-- Casa Familiar Rural São Domingos, no município de Caibi
Parecer nº 013, de 08/03/2016
-- Casa Familiar Rural de Guaraciaba

AGRONEGÓCIO - Parecer nº148, de 14/12/2015
-- EEB Prof Virgínia Paulina da Silva Gonçalves (Monte Carlo)
Parecer nº 110, de 12/12/2011
-- Casa Familiar de Riqueza (EEB Genoveva Dalla Costa) – último ano em 2016
Parecer nº 140, de 14/12/2015
-- Casa Familiar Rural de Xaxim (EEB Custódio de Campos)
-- Casa Familiar Rural Santo Agostinho de Quilombo ( EEB Profª Jurema Savi Milanez)

AGROECOLOGIA - Parecer nº151, de 14/12/2015
-- EEB 25 de Maio (Fraiburgo)
-- EEB Paulo Freire (Abelardo Luz).

8 Eixo Tecnológico: Infraestrutura

EDIFICAÇÕES -Parecer nº141, de 14/12/2015
CEDUP Abílio Paulo (Criciuma).

PORTOS  - Parecer nº145, de 14/12/2015
-- EEB Nereu Ramos (Itapoá).

9 Eixo Tecnológico: Produção Industrial

BIOTECNOLOGIA - Parecer nº147, de 14/12/2015
-- CEDUP Renato Ramos da Silva (Laguna)

QUÍMICA - Parecer nº 462, de 09/12/2008
-- EEB Otto Feuershutte (Tubarão)

10 Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

MEIO AMBIENTE
GERED de Florianópolis, na comunidade Whera Tupã-Poty de Biguaçu (escola indígena)

 

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