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Proposta Curricular de Santa Catarina |
Qua, 05 de Junho de 2013 14:11 |
Webconferência: Base Nacional Comum Curricular- Dia 09 de setembro de 2015 - CLIQUE AQUI Atenção para a data modificada: Até 10 / 2 / 16 - Seminários regionais de sistematização de documentos municipais/sistema - Dia 16 de outubro de 2015 - CLIQUE AQUI A Proposta Curricular de Santa Catarina visa nortear a prática pedagógica dos educadores na perspectiva da construção de uma escola pública de qualidade para todos. As publicações da Proposta Curricular de Santa Catarina são resultado de uma construção coletiva de educadores cujo processo iniciou-se em 1988, com a sua primeira publicação em 1991 e, desde então, vem sendo tema de discussões visando o aprofundamento de seus pressupostos teórico-metodológicos e a sua consolidação na prática pedagógica. A segunda edição, elaborada pelo Grupo Multidisciplinar e publicada em 1998, constitui-se de três volumes: Disciplinas Curriculares, Temas Multidisciplinares e Formação Docente, tendo como objetivo o aprofundamento e a revisão da edição anterior. Na etapa de 2005, o caderno denominado Estudos Temáticos disponibiliza textos elaborados por Grupos de Trabalho com o objetivo de ampliar a reflexão sobre seis temáticas consideradas relevantes e subsidiar políticas públicas para a educação catarinense. Disciplinas CurricularesEste caderno, publicado em 1998, trata da abordagem teórica e metodológica das disciplinas curriculares e disponibiliza os fundamentos que deverão embasar a ação pedagógica dos educadores. Além da fundamentação teórica e metodológica apresentada, que é o principal referencial para a práxis pedagógica dos educadores, este documento traz também uma ampla sugestão bibliográfica que irá auxiliar no aprofundamento da concepção histórico-cultural. Formação Docente para Educação Infantil e Séries IniciaisEste documento, publicado em 1998, apresenta textos referentes às disciplinas específicas do curso de formação de professores, em nível médio, para atuarem na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
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