iee.jpg
Gerência de Educação de Joaçaba promove curso de formação continuada nesta quinta e sexta-feira PDF Imprimir E-mail
Por Mayelle Hall - ADR Joaçaba
Qua, 15 de Junho de 2016 18:00

A Supervisão de Ensino da Gerência de Educação (Gered), de Joaçaba, promove nesta quinta, 16, e sexta-feira, 17, a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Saúde de Herval do Oeste, o curso de formação continuada Implementando a Inclusão nas Unidades Escolares

A formação tem certificação de 20 horas e contempla professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), segundo professor de turma, segundo professor bilingue e coordenadores pedagógicos das 25 escolas estaduais de abrangência da ADR Joaçaba, além de profissionais da rede municipal e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). É prevista a participação de aproximadamente 120 pessoas.

O objetivo é proporcionar momentos de estudo e reflexão aos educadores que atuam com educandos com deficiência mental, autismo e/ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, visando qualificar o processo de ensino e aprendizagem para novas práticas pedagógicas no ambiente escolar. A palestrante será a pedagoga Grazielle Franciosi da Silva, do Centro de Ensino e Aprendizagem (Cenap) da Fundação Catarinense de Educação Especial.

“Devemos considerar a diversidade e valorizar as diferenças, de que todos podem elevar seu potencial de desenvolvimento e aprendizagem, desde que recebam apoio e atendimento adequado e de que o conhecimento seja construído coletivamente. Oportunizamos esses momentos de estudo e reflexão na busca de alternativas metodológicas mais eficazes”, ressalta a responsável pela Educação Especial na Gered, Eloni Bevilacqua Cerati.

“Tornar a inclusão escolar uma realidade cada vez mais qualificada exige repensar o sentido que se atribui à educação, além de atualizar concepções e (re)significar o processo de construção de cada indivíduo, compreendendo a amplitude e a complexidade que envolve essa temática”, completa Eloni, acrescentando que o preparo e a dedicação de todos os envolvidos na educação, principalmente o professor, além do apoio adequado e, quando necessário, recursos especializados e adaptações curriculares, fazem a diferença na aprendizagem dos alunos.