Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Fanfarra  de  Governador  Celso  Ramos.jpg
  • Banner
Encontro debate altas habilidades e superdotação em alunos da rede estadual PDF Imprimir E-mail
Por Ana Paula Keller - ADR - Joinville
Qui, 16 de Junho de 2016 07:00

Treze estudantes da rede estadual em Joinville foram identificados com altas habilidades. Na Escola de Educação Básica Jandira D’Ávila, no bairro Aventureiro, foi implantado no início do ano um núcleo de atendimento diferenciado para dar conta de atender os estudantes com características de superdotação. Nesta quinta-feira, 16, ocorre o primeiro Encontro de Altas Habilidades e Superdotação da Região de Joinville para troca de experiências e capacitação aos profissionais da educação.

A organização é da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) e da Gerência Regional de Educação de Joinville (Gered). Será das 9 às 12h e 13h30 às 16h30, no auditório do Centro de Educação Profissional Dario Salles (Cedup), no bairro Itaum. A presidente da FCEE, Rosemeri Bartucheski estará presente.

A Gered fez uma avaliação em escolas da região e 64 crianças apresentaram indicadores de altas habilidades. “Como os 13 alunos têm predominância em matemática, linguagem e liderança nós optamos por fazer o projeto piloto na Escola de Educação Básica Jandira D’Ávila”, conta Beatrícia Rossini Pereira, do setor de educação especial da Gered. Todos estão no sexto ano do ensino fundamental. “O objetivo é ampliar e suplementar o conhecimento deles”.

Para o diretor de ensino, pesquisa e extensão da FCEE, Pedro de Souza, esses estudantes exigem um atendimento educacional especializado por parte da escola e da família. “Na sala de aula ele pode ser reconhecido como um aluno que incomoda bastante a turma. Além disso, as perguntas são sempre avançadas e de conteúdos que ainda estão por vir”. De acordo com o educador, rapidez no raciocínio lógico, facilidade com resolução de problemas e compreensão são as primeiras características que sobressaem.

Crianças identificadas com altas habilidades - podendo ser acadêmica, artística, psicomotricidade ou criatividade - tem um enriquecimento do currículo, aceleração e avanço de nível e série. “É feita com avaliação pedagógica, psicológica e teste de inteligência. Porém, na maioria dos casos, os professores identificaram ao comparar com os demais colegas de classe”, explica a psicóloga Andreia Roselia Panchiniak, coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS).

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels