Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
eeb maria duarte vasconcelos.jpg
  • Banner
Vencedores do Projeto Viva Sem Drogas são premiados na SED PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Novembro de 2010 18:09
29112010apeqEsclarecimento sobre o uso de drogas e suas consequências, incentivo à reflexão e prevenção. Com essa temática, a 2ª edição do Projeto Viva Sem Drogas apresentou mais uma vez ótimos resultados. A entrega dos prêmios aconteceu na tarde desta segunda-feira (29), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SED).

De acordo com a coordenadora do projeto, Judite Mattos, o relacionamento entre gestor, alunos, docentes e todo o corpo pedagógico foi fundamental para o sucesso do projeto. "Quando os professores desenvolvem atividades voltadas à prevenção de drogas, eles proporcionam um leque de ideias que ajuda os alunos a relacionarem os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento".

Para o secretário de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, o momento foi muito significativo. Ele convidou a plateia à reflexão. "É um problema nosso. Podemos evitar aqui em Santa Catarina o que está acontecendo agora lá no Rio. Temos de lutar para que os jovens possam viver em condições de exercitar a cidadania. A droga limita e condiciona".

29112010bpeqA representante do Grupo RBS na cerimônia, Fabiana Felix, agradeceu a parceria com a SED e prometeu um novo projeto com outra temática para o próximo ano. "É por meio da educação que a gente começa a formar e informar o cidadão", ressalta.

De acordo com a coordenadora geral do projeto na SED, Elizete Ouriques, mais de 800 escolas catarinenses formaram brigadas "Viva Sem Drogas". Esses grupos são responsáveis por coordenar os trabalhos produzidos para o concurso e por construir junto com a comunidade um projeto que possa levantar informações referentes ao consumo de drogas e traçar estratégias para o enfrentamento do problema.

Ainda segundo a coordenadora, os educadores mostraram um grande envolvimento com as atividades. Elizete contou que a escolha dos vencedores foi difícil, "já que havia muitos trabalhos bons, mas estou pensando em uma maneira de expor e divulgar os que não foram premiados. Não é um projeto que termina aqui", conclui.

 

Premiação


Os estudantes desenvolveram os melhores trabalhos nas categorias: jingles, folders e cartilhas educativas. As escolas elaboraram os melhores projetos direcionados à prevenção ao uso de drogas.

29112010cpeqNa categoria jingle (1ª a 4ª série do Ensino Fundamental), as vencedoras foram Naine Grosskopf, Ana Caroline Grosskopf de Souza e Larissa S. Piechontcoski, alunas da 4ª série da Escola de Educação Básica (EEB) Irmã Maria Felícias, de Canoinhas. Elas receberam um aparelho de som.

Na categoria folder, para estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em produção coletiva, foram selecionas as estudantes Ariane Pivetta, Maiara Pivetta e Claiciara de Souza. Elas cursam a 7ª série na Escola de Educação Básica (EEB) Heriberto Hülse, do município de Ibian. O prêmio foi uma máquina digital.

Ana Deisi Rubin, do 2º ano do Ensino Médio, da EEB Antenor Nascentes, do município de Princesa, produziu a melhor cartilha. Com textos redigidos e ilustrações à mão, a obra é intitulada "Drogas: Fuja Delas".

29112010dpeqA aluna ressalta que foi um trabalho realizado por quatro pessoas. "A ideia foi mostrar soluções para não entrar no mundo das drogas e, para quem teve a infelicidade de entrar, sair de lá". Ana foi presenteada com uma câmera digital.

As duas unidades escolares vencedoras receberam um DVD portátil. "Viva Sem as Drogas", da EEB Professora Angélica Cabral, de Tubarão, ficou em 1º lugar. Em 2º, a EEB América Dutra, de Florianópolis, com o projeto "Tô de boa com a Vida".

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels