Samba no pé, berimbau na mão, hip hop e muito rap agitaram a Escola de Educação Básica (EEB) América Dutra Machado, no bairro Monte Cristo, na Capital, na última sexta-feira (26), com a 5ª Exposição Cultural América 2010.
Apresentações de dança e música, além de exibição de trabalhos produzidos neste ano pelos 650 alunos do Ensino Fundamental da escola, contribuíram para o sucesso da mostra. Nesta edição, o tema principal foi a Cultura Africana.
"Com o objetivo de resgatar os valores espirituais, culturais, hábitos e costumes de origem africana, presentes hoje na identidade brasileira, foram desenvolvidas atividades em sala de aula a fim de representar a diversidade cultural do nosso país", conta a diretora Maria Clara Vinotti.
Valorizar e divulgar para a comunidade os projetos realizados na América Dutra Machado também é o que a coordenação da escola pretende com a exposição. Para a diretora, a aprendizagem é estimulada quando se cria atrativos que ao mesmo tempo ensinam e divertem o estudante.
"Assuntos que vão desde educação ambiental, alimentar, saúde e prevenção ao uso de drogas são trabalhados em sala. Projetos importantes criados em parceria com a comunidade ou desenvolvidos entre professores e alunos têm a oportunidade de serem reconhecidos por meio da mostra", ressalta a diretora.
A exposição contou com a apresentação de um jingle criado no projeto "Viva sem Drogas", de músicas produzidas para a Copa, dança típica da cultura umbandista, batuque afro-brasileiro, dança de rua, capoeira e o rap da comunidade pelo meio ambiente. |