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Alunos de São José levam para a rua projeto de conscientização ecológica PDF Imprimir E-mail
Ter, 30 de Novembro de 2010 18:04
30112010bbpeqA união de ideias inovadoras, jovens comprometidos e programas que valorizam a educação de forma diferenciada é a receita certa para que projetos como "Meio Ambiente e Qualidade de Vida", desenvolvidos pela Escola de Educação Básica (EEB) Laércio Caldeira de Andrada, de São José, se tornem peça-chave na criação de uma consciência ecológica.

Cerca de 60 alunos estão envolvidos desde março no projeto, que por meio de aulas realizadas uma vez por semana, em horários alternativos, oferece saídas de campo a cidades dentro e fora do estado, além de oficinas. A temática é voltada à preocupação com o meio ambiente, ligada à destinação do lixo nas cidades.

30112010aapeqPara colaborar com a preservação ambiental e a conscientização ecológica na região da Grande Florianópolis, os alunos do projeto distribuíram nos últimos dois dias 500 sacolas porta-lixo para automóveis, nas proximidades da escola e no prédio da Secretaria de Estado da Educação (SED).

O objetivo é evitar que as pessoas joguem o lixo na rua. A ideia surgiu depois de uma viagem de estudo do projeto para Curitiba, no Paraná, considerada cidade-modelo na preservação do meio ambiente.

"Depois que voltamos de Curitiba, ficamos surpresos com a consciência ambiental que a cidade tem. Não encontramos um lixo na rua. Ficamos motivados em colaborar para que Florianópolis também desenvolva essa consciência, por meio da distribuição das sacolas", explica Renan Vinícius Berto Simões, 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio.

Sobre o meio ambiente e qualidade de vida

O projeto faz parte das atividades propostas no programa "Ensino Médio Inovador" (EMI), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que hoje envolve 18 escolas de Santa Catarina e segue uma temática que integra interesses e necessidades da comunidade.

"Diversificar o currículo escolar, propondo a criação de atividades interdisciplinares que abrangem ciência, tecnologia e cultura de forma que o próprio aluno se torne autônomo e independente em suas atividades é o que buscamos com o EMI", afirma o coordenador pedagógico do programa na SED, Luiz de Freitas.

Aprender na prática como se dá o processo de destinação e do tratamento do lixo na região da Grande Florianópolis, além de viagens a aterros sanitários, foram algumas das atividades desenvolvidas durante o ano.

Além de Curitiba, os alunos visitaram as cidades de Porto Alegre (RS), Laguna (SC), Biguaçu, e bairros do sul da Ilha na Capital.

 

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