Contemplados com o Projeto Oásis, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), estudantes do Curso Esag Sênior e integrantes da comunidade escolar da Escola de Educação Básica Daysi Werner Salles, em Capoeiras, na Capital, colocaram "a mão na massa", literalmente, e realizaram uma série de ações proporcionando um ambiente mais agradável à unidade escolar.
Durante todo o dia 27 de novembro, com a participação da turma 2010 do curso Esag Sênior, que promove ações de cidadania por meio da disciplina Gestão Social e Cidadania, foram desenvolvidas melhorias em vários ambientes da escola. As atividades foram coordenadas pela professora Carolina Andion e teve total apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED).
Banheiros feminino e masculino foram pintados e humanizados com a colocação de vasos de flores, espelhos e melhorias nas instalações. O parque de diversões foi recuperado de modo a dar mais segurança aos estudantes. Além de receber pintura nova, as cordas foram substituídas, mudas de flores e árvores foram plantadas e um pequeno deck foi construído para as crianças.
Além disso, a quadra de esportes foi totalmente recuperada. Os buracos e trincas que havia no cimento foram cobertos e a quadra pintada, com pintura de linhas demarcatórias para a realização de várias modalidades esportivas.
As dependências que receberam reformas foram escolhidas em conjunto pelos alunos da escola. Suas ideias foram colocadas em um painel fixado durante 30 dias na parede da unidade.
Além das melhorias na estrutura, os universitários proporcionaram às crianças e jovens várias atividades de lazer. Entre os resultados, a montagem de uma árvore de natal com matéria prima reaproveitada da própria escola.
"O projeto contou com doações dos próprios alunos, da Empresa 1 Chevrolet, da SED e, o mais importante, com o empenho e boa vontade de todos", declara o representante do Projeto Oásis, Ivan Rezende Coelho.
O "Oásis" faz parte do curso ESAG Sênior. Dentro da proposta curricular é ministrada na disciplina Gestão Social e Cidadania, na qual os alunos, orientados por professores, desenvolvem ações de campo direcionadas à melhoria das condições de vida de uma comunidade ou parte dela. |