A ampliação de atividades integradas ao currículo das 68 escolas que oferecem Ensino Fundamental em tempo integral foi uma das conclusões tiradas nesta quinta-feira (16) durante o encerramento da reunião técnica para avaliação do ano letivo e projeção de metas para 2011, realizada durante dois dias no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SED).
O encontro reuniu representantes da área de Educação Básica das 36 Gerências Regionais de Educação (Gereds). Outra conclusão, foi a necessidade de incremento no número de unidades que oferecem o projeto Ambial (106) no Estado. Esse projeto envolve a comunidade do entorno da escola com propostas e atividades relacionadas à alimentação saudável e preservação do meio-ambiente, entre outros.
Além das atividades integradas e do projeto Ambial, também devem ser ampliadas as ações das 50 Escolas Abertas (que também ficam abertas aos finais de semana).
No encerramento da reunião, o diretor de Educação Básica e Profissional da SED, Antônio Elízio Pazeto, entregou um netbook a cada um dos supervisores. O diretor enfatizou a importância da diversidade na gestão da educação: "Essa é uma questão curricular e se é curricular, o supervisor e o integrador de Ensino Fundamental e Médio devem gerenciar".
Quanto à formação continuada, Pazeto disse que o ano letivo que encerra nesta sexta (17) teve várias realizações, mas que ainda há o que melhorar.
"A secretaria só promove a formação continuada, dentro das diversas áreas do conhecimento e dos programas do Ministério da Educação. Mas emitimos diretrizes paras as Gereds, que ficam responsáveis pelos demais cursos", lembrando aos participantes da reunião que o orçamento é descentralizado, que as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) devem repassar recursos para as gerências para esse fim.
Orientações
Entre as orientações repassadas nesta quinta está a Portaria número 068, que trata da constituição de turmas de alunos nas escolas da rede pública estadual. Também foi mencionada a Instrução Normativa número 04, que orienta sobre os procedimentos relacionados à admissão de pessoal contratado em caráter temporário (ACT).
Cópias dos dois documentos foram entregues aos supervisores e integradores de educação, que serão os multiplicadores das informações em suas regiões.
Avaliação do ano letivo
Os participantes da reunião técnica receberam dois questionários, que podem ser preenchidos até sexta-feira, sobre a Educação Básica em Santa Catarina no período entre 2007 e 2010 e soluções para problemas detectados em projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Educação (MEC). |