Garantir que a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permanecesse durante o ano de 2011, foi o compromisso firmado no encontro entre o Secretário de Educação, Marco Tebaldi, e o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, na tarde desta quinta-feira (6).
Os trabalhos entre a SED e a Universidade na realização do Pré-vestibular da UFSC continuarão no ano de 2011. A proposta é ampliar o número de cidades beneficiadas pelo programa no estado e utilizar o Pré-vestibular como forma de parâmetro para avaliação do ensino nas escolas públicas.
A coordenação do pré-vestibular propõe a criação de cursos nas cidades de Caçador, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, Balneário Camboriú, Joaçaba, Imbituba, Laguna, Navegantes e Concórdia. Com essa ampliação estima-se que cinco mil novos alunos participem do programa.
Otávio Augusto Auler, coordenador do pré-vestibular, ressaltou a importância de inserir matrizes de referência aos alunos do 3º ano do Ensino Médio nas escolas públicas, para garantir um melhor desempenho na hora do exame.
"Muitos alunos não conhecem a prova do vestibular, não sabem quais as metodologias aplicadas. Nesse sentido é fundamental que simulados sejam oferecidos aos estudantes para que isso sirva de ferramenta de auxílio para a hora da prova", ressalta Auler.
A criação de um mecanismo que faça um diagnóstico do ensino em Santa Catarina, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), também será uma iniciativa realizada entre SED e UFSC.
O projeto, iniciado em Santa Catarina no final de 2009, atinge as áreas de infraestrutura, acessibilidade e pedagógica das escolas avaliadas. A partir dessa proposta a SED ficaria responsável em disponibilizar pedagogos para a área pedagógica, e a UFSC engenheiros e arquitetos para os trabalhos de infraestrutura e arquitetura.
O vice-reitor lembrou o quanto é importante manter parcerias com a Secretaria, no sentido de romper as barreiras criadas entre órgãos estaduais e federais. "A Universidade continuará sendo uma das grandes parceiras da SED no ano de 2011. Os resultados sempre foram muito positivos para a Educação no estado", afirma Justo. |