O Instituto Estadual de Educação (IEE), na Capital, recebeu nesta segunda-feira, 7, a visita do secretário da Educação, Marco Tebaldi, que foi dar boas-vindas aos estudantes, professores e funcionários no primeiro dia de aula.
A presença do secretário na maior escola pública do Estado, com cerca de 5 mil alunos, marcou o início do ano letivo que começa hoje em todas as 1.350 escolas da rede estadual. Voltam às aulas cerca de 700 mil estudantes e 17 mil professores efetivos, além dos profissionais admitidos em caráter temporário, que assumem suas funções a partir desta semana.
De acordo com Tebaldi, o comprometimento dos pais com a educação se reflete na qualidade do ensino. "Para que tenhamos êxito, é necessário o envolvimento da sociedade. E a presença da família na escola é fundamental", ressalta.
A diretora de Educação Básica e Profissional, Gilda Mara Marcondes Penha, que acompanhou a entrada dos estudantes no IEE, destacou a importância da participação dos gestores e professores em projetos pedagógicos que fortalecem a aprendizagem. São ações voltadas à educação ambiental, combate às drogas, violência, incentivo à leitura, dentre outras. " O IEE, a exemplo das outras escolas, aproveita muito bem o espaço físico com o desenvolvimento de atividades culturais e esportivas", afirma.
Os investimentos na infraestrutura escolar são uma das prioridades da Secretaria da Educação. Atualmente, em Santa Catarina, existem mais de 100 obras, dentre reformas, ampliações e construções de novas unidades de ensino. Também estão previstos investimentos com recursos obtidos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 55.674.247,30, para construção de escolas de ensino médio. |