Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
cultura-boi-de-mamao.jpg
  • Banner
Prêmio Elpídio Barbosa vai homenagear instituições que se destacaram na educação catarinense PDF Imprimir E-mail
Seg, 06 de Junho de 2011 11:23
O prêmio "Educador Elpídio Barbosa", concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), vai homenagear empresas públicas e privadas que se destacaram no desenvolvimento do ensino, em âmbito estadual.

Nesta 19ª edição, podem se inscrever as pessoas jurídicas que possuem parcerias com instituições educacionais, públicas ou privadas. As empresas interessadas devem apresentar projeto específico em que conste os termos da parceria, objetivos e metas propostas, bem como os resultados alcançados que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino.

As inscrições vão até o dia 30 de agosto e deverão ser acompanhadas de relatório que evidencie a atividade educativa desenvolvida. Serão encaminhadas ao presidente do Conselho Estadual de Educação, que designará comissão especial para selecionar cinco candidaturas, a serem submetidas à apreciação do plenário. Os homenageados receberão medalhas e diplomas.

A sessão solene de entrega do prêmio, que leva o nome do primeiro presidente do CEE, ocorrerá dia 17 de outubro, às 20 horas, no Teatro Alvaro de Carvalho, na Capital, com a presença de autoridades políticas e educacionais, instituições parceiras, diretores de escolas, professores e estudantes.

De acordo com o edital, serão selecionadas, independentes de inscrição ou indicação:

- municípios e escolas de educação básica, das redes pública e particular, que apresentaram melhor desempenho no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), conquistado na última aferição realizada pelo Instituto Educacional Anísio Teixeira (INEP). O IDEB é resultado da aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e pela média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, obtidos através da prova Brasil.

Segundo o presidente da comissão organizadora do prêmio, Gerson Luiz Joner da Silveira, a utilização do IDEB foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, por ser um índice aplicado em todo país, que expressa em valores os resultados mais importante da educação: aprendizagem e fluxo. "O IDEB representa uma mobilização da sociedade em favor da melhoria da educação", acrescenta Silveira.

- além dos municípios e escolas, participam as universidades, centros universitários ou faculdades vinculadas ao sistema estadual de ensino, com o melhor conceito geral no Índice Geral de Cursos (IGC).

- cursos superiores, pertencentes a instituições de Educação Superior, também vinculados ao sistema estadual de ensino, que obtiveram o melhor conceito no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), pela nota sem arredondamento, conquistado na última aferição realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP).

Para ampliar o número de participantes, o CEE firmou parcerias com a Secretaria de Estado da Educação (SED), Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/SC), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/SC), Municípios e Conselhos Municipais de Educação, empresas públicas e privadas, instituições educacionais e Organizações do Terceiro Setor.


 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels