Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Laercio Caldeira.jpg
  • Banner
Governo do Estado assina acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação da Espanha PDF Imprimir E-mail
Ter, 07 de Junho de 2011 17:59
070611_pqAmanhã (8), às 14 horas, no gabinete do secretário da de Estado da Educação (SED), será assinado um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação da Espanha com o objetivo de promover a difusão e a melhoria da qualidade do Idioma Espanhol nas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina. Levantamento preliminar aponta que 351 escolas da rede já oferecem a Língua Espanhola, que atendem em torno de 20 mil estudantes.

Pelo Governo do Estado, assina o acordo o secretário de Estado da Educação (SED), Marco Antonio Tebaldi, e pelo Ministério de Educação da Espanha, por meio da Consejería de Educación da Embaixada da Espanha em Brasília, o conselheiro de Educação no Brasil, Ángel Altisent Peñas.

"A assinatura do acordo possibilitará a organização acadêmica e a realização de cursos de atualização e aperfeiçoamento para professores de Língua Espanhola que atuam na rede estadual de ensino de Santa Catarina", destaca o secretário Tebaldi.

De acordo com a diretora de Educação Básica da SED, Gilda Mara Penha, "esses cursos, que tratarão sobre aspectos linguísticos, metodológicos e culturais, segundo o programa apresentado, serão ministrados em módulos de, no mínimo, um (01) e, no máximo, três (03) ao ano, dirigido a grupos de 50 professores".

Além do Espanhol, a SED já vem oferecendo os idiomas de Inglês, Alemão, Italiano e Francês.

Saiba Mais

De acordo com a Lei Federal Nº 11.161, de 05 de agosto de 2005, que dispõe, em seu Art. 1º o ensino da Língua Espanhola, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, tem sua oferta ampliada, gradativamente, nos currículos plenos do ensino médio.

É um aspecto que conduz para uma nova realidade no que tange à importância que o tema requer, já que possibilita a aprendizagem de duas ou mais línguas estrangeiras também na rede pública, o que deve ser visto como um importante avanço para o ensino brasileiro e catarinense.

A Secretaria de Estado da Educação busca, assim, reorganizar a prática docente do idioma espanhol, pelo aumento gradativo do número de alunos, e principalmente possibilitar a oferta que atinja os objetivos primeiros de uma Língua Estrangeira - propor o uso efetivo da mesma diante dos novos cenários mundiais, diante do mercado de trabalho que se apresenta, dia após dia, mais exigente e competitivo.

A Diretoria de Educação Básica e Profissional, cuja proposta é o atendimento à Lei antes mencionada, vem ampliando a oferta, além do ensino regular também através de Atividades Curriculares Complementares, nas quais o aluno, no contraturno, também tem a possibilidade de estudar línguas estrangeiras.

Portanto, há um incremento na oferta que fortalece a necessidade de propiciar ao docente condições que aprimorem o processo de ensino e de aprendizagem. A manutenção de parcerias vem ao encontro dos objetivos da DIEB. Os contatos advindos da Embaixada da Espanha no Brasil, por meio da assinatura do novo Acordo de Cooperação, cuja trajetória iniciou ainda na década de noventa, após o surgimento do Tratado de Assunção, que cria o MERCOSUL caminham, portanto, neste sentido.

Enfocar-se-á as atividades a serem praticadas em sala de aula, assim como a seleção e a organização dos conteúdos deverá ser também mais eficaz em função das expectativas advindas da clientela e, principalmente, em consonância com as necessidades profissionais e do desenvolvimento sociocultural do alunado, inserido na região geográfica da América Latina.

Com o apoio docente da Embaixada da Espanha no Brasil, através de sua Assessoria Linguística de Porto Alegre, oportunizar-se-á aos professores de Língua Espanhola a atuar com enfoques teóricos e práticos, cujos princípios gerais estejam voltados à perspectiva da comunicação. Objetiva-se, assim, priorizar e ampliar este saber linguístico no seio da rede pública estadual de SC, com o intuito de estender horizontes comunicativos do aluno para dimensões que ultrapassem sua comunidade linguística.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels