Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
eeb lauro muller.jpg
  • Banner
Educação define diretrizes para garantir a reposição de aulas nas escolas da rede estadual PDF Imprimir E-mail
Ter, 19 de Julho de 2011 14:42
19072011apO secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, em entrevista coletiva nesta terça-feira, 19, reforçou o compromisso da Educação com a sociedade, a fim de garantir aos alunos a reposição de conteúdos e dias sem aulas, por conta da greve dos professores da rede pública estadual.

De acordo com o secretário, o Projeto de Lei Complementar 26, proposto pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa, demonstra que o Governo cumpre o piso nacional da categoria e vai além do que determina a lei federal. "Estamos garantindo também avanços estabelecidos no Plano de Carreira do Magistério referentes aos reflexos deste valor na carreira". Tebaldi acrescenta que esses aspectos serão discutidos por um grupo de trabalho formado pelo Sindicato e Governo, dentro de 120 ou 180 dias.

Simulações realizadas pela Secretaria da Educação apontam que os professores tiveram ganhos de até 43% já no salário referente a junho. Entre agosto e dezembro, quando os valores de regência de classe passarão a ser de 30% para as séries iniciais e de 20% para séries finais e ensino médio, o aumento pode chegar a 46,6%. Ainda segundo o projeto, a partir de janeiro de 2012, a regência de classe volta a ser de 40% e 25%, respectivamente.

Em relação ao calendário de reposição de aulas, a Secretaria definiu as diretrizes gerais que serão executadas com a supervisão das Gerências Regionais de Educação e diretores das unidades escolares. A diretora de Educação Básica, Gilda Mara Penha, disse que é necessário garantir os direitos dos estudantes. Para isso, as escolas utilizarão os 10 dias de julho, destinados ao recesso escolar, os pontos facultativos dos feriados dos dias 28 de outubro e 15 de novembro e o término do ano letivo, previsto para dia 30 de dezembro.

A diretora alerta, no entanto, que o calendário da rede estadual será diversificado para todas as escolas, por isso existe dificuldades de prescisar a data exata do final das aulas. "Pretendemos conciliar a reposição de conteúdos com os dias que os estudantes ficaram sem aulas", ressalta.

Também ficou definido que as atividades extraclasses, previstas no início do ano, como feira de Ciências, jogos escolares, Conselho de Classes e outras, poderão ser realizadas nos sábados. "È uma oportunidade de oferecer as mesmas atividades, sem privar os alunos dos conteúdos", segundo Gilda Mara.
Participou também da coletiva, a diretora de Gestão de Pessoas, Elizete Mello, que detalhou os ganhos e as repercussões do Projeto de Lei, na carreira do Magistério Público Estadual.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels