Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
eeb lauro muller.jpg
  • Banner
ONG de Santa Catarina recebe prêmio em Educação Integral PDF Imprimir E-mail
Qui, 01 de Dezembro de 2011 12:54
Do total de 2.922 projetos de todo o país inscritos na 9ª Edição do Prêmio Itaú Unicef 2011- Educação Integral: Experiências que transformam, o Projeto Casa da Criança, de Florianópolis, conquistou o primeiro lugar na categoria médio porte. A solenidade de premiação aconteceu no dia 22 de novembro, no Teatro Ibirapuera, em São Paulo.

A Escola de Educação Básica Hilda Teodoro Vieira, da rede pública estadual da capital catarinense, participou da premiação regional do concurso como parceira do Projeto Casa da Criança, desenvolvido pela Organização Casa da Criança do Morro da Penitenciária.

O "Casa da Criança" é resultado de uma grande mobilização ocorrida na década de 1980, quando a comunidade do Morro da Penitenciária viveu um processo de organização popular. O objetivo era o de construir um local para que as crianças e adolescentes pudessem estudar, brincar e aprender a valorizar a sua cultura e a buscar melhores condições de vida.

O projeto adota a perspectiva de Educação Integral, numa visão que engloba as múltiplas dimensões da criança: intelectual, afetiva, física e social. Dessa forma, espera-se como resultado do trabalho que valorize os estudos, frequente e permaneça na escola, torne-se cidadã participativa que reflete sobre a realidade.

Além disso, que sejam autônomos para aprender a tomar decisões e fazer verdadeiras escolhas, tenham atitudes positivas e capacidade para a construção e transformação de sua história de vida.

Atualmente, o projeto contempla 110 crianças e adolescentes com atividades organizadas em três núcleos de linguagem: Arte e Educação - apoio pedagógico: artesanato, educação ambiental, contação de história, biblioteca e brinquedoteca; Esporte e Lazer - educação física: recreação, squash, xadrez, capoeira e dança. Inclusão Social - alfabetização digital e curso de informática.

Entre as ações se destacam atividades de incentivo à leitura como: os concursos de literatura, de poesia, soletrando e " livro em movimento", que leva periódicos e livros até as famílias, com participação efetiva de crianças e adolescentes. Aos sábados, oferece atividades para os adultos da comunidade (artes, música, desenho e informática) abrindo, também, possibilidades de lazer e profissionalizante.

O trabalho articulado com a escola pública permite perceber como resultado a melhoria no desempenho escolar, na escrita, na oralidade, na alfabetização e na resolução de problemas; permanência na escola; aumento de 60% de leitores assíduos (que iniciam e terminam a leitura de livros) e 100% realizam leituras regulares.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels