Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Tullo Cavallazzi.jpg
  • Banner
Governo do Estado e Rede Marista assinam convênio de gestão compartilhada PDF Imprimir E-mail
Qui, 22 de Dezembro de 2011 13:53
O Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), e a Rede Marista de Solidariedade (RMS), em uma parceria social, assinaram nesta quarta-feira, (21), na SED, um convênio de gestão compartilhada da Escola de Educação Básica Lúcia do Livramento Mayvorne, do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis.

De acordo com a proposta de gestão, a Rede Marista irá assumir toda a manutenção da escola, contratação de professores, material didático e investimento de infraestrutura, enquanto a Secretaria ficará responsável pelo projeto político pedagógico.

Esta parceria proporcionará um aumento do número de vagas no ensino fundamental, com oferta de vagas de período integral para séries iniciais. Também está em estudo a viabilidade de oferta no ensino médio. Hoje a escola atende cerca de 170 alunos, e a meta é que até 2014 a unidade esteja atendendo cerca de 550 estudantes.

A transferência de gestão e a matrícula de novos alunos acontecerão em janeiro, em data a ser definida e publicada. As vagas continuam a ser gratuitas, mantendo o livre acesso das crianças em idade escolar da comunidade. A partir de janeiro, a RMS realizará melhorias na estrutura escolar para o ano letivo iniciar no começo de fevereiro.

"Todos os alunos já matriculados e os novos que entrarem na escola irão continuar estudando gratuitamente na instituição de ensino e a denominação da escola será mantida. Isto está claro na proposta de parceria firmada", disse o secretário-adjunto da SED, Eduardo Deschamps.

Os professores efetivos que lecionavam na escola foram transferidos para outras unidades do Estado, sem prejuízo. O quadro de professores e funcionários que atuarão com esta nova gestão serão contratados e mantidos pela nova instituição. Os docentes serão selecionados por meio de processo seletivo a ser realizado em janeiro 2012, cujos critérios e data da realização das provas serão divulgados no endereço www.solmarista.org.br.

Na tarde de ontem (21), representantes da Rede Marista e da SED se reuniram com lideranças comunitárias do Alto da Caeira e do Mont Serrat, nas quais a escola está inserida, para esclarecimento de dúvidas e também para a apresentação do projeto de transferência da nova gestão da escola.

"Esta parceria social com a congregação Marista, que já desenvolve projetos sociais junto às comunidades onde se situa a escola, permitirá um rápido avanço e melhorias significativas da oferta do ensino fundamental naquela região. Esta gestão compartilhada é uma grande notícia para a educação catarinense", afirmou Deschamps.

Saiba mais sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade atende aproximadamente 10 mil crianças, jovens e famílias de 27 Centros Sociais, em cinco Estados do Brasil. Nestes espaços são desenvolvidos projetos socioeducativos, com priorização para qualidade da educação e participação infantil e juvenil.

Em Santa Catarina, o trabalho foi iniciado há mais de 70 anos. Atualmente, a rede oferece, gratuitamente, ensino fundamental, apoio socioeducativo (oficina de educação e cultura realizadas no contraturno escolar), biblioteca interativa, projetos para as famílias entre outras iniciativas.

Em Florianópolis, está presente no Maciço do Morro da Cruz desde 1999, com dois Centros Sociais no Mont Serrat e Irmão Celso e outro localizado em São José onde é oferecido o ensino fundamental.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels