Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
EEB Sao Jose.jpg
  • Banner
Seminário discute políticas de Educação Integral no Estado PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Maio de 2012 13:21

09052012pqO currículo na Educação Integral com suas mudanças e desafios foi o tema da palestra de abertura do 1º Seminário Catarinense de Educação Integral, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Diretoria de Educação Básica e Profissional (DIEB), e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O Seminário, iniciado nesta quarta-feira (9), no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, visa o aprofundamento e o fortalecimento das Políticas Públicas de Educação Integral, além da socialização de iniciativas que favoreçam a aprendizagem. Dentre as atividades foram realizadas mesas de debates, palestras e troca de experiências.

O evento reuniu os integradores e gestores de ensino fundamental, ensino médio e médio Inovador das 36 Regionais de Educação, coordenadores do programa Mais Educação/Educação Integral das secretarias municipais, além dos representantes de 35 municípios catarinenses.

A primeira palestrante do dia, Jacqueline Moll, diretora da Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), ressaltou a importância da realização do encontro. “Esse evento é uma marco na história de Santa Catarina, pois materializa todo o esforço dos governos estadual, federal e municipal para a criação de escolas de educação integral”.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, é fundamental instituir essa discussão sobre o papel da Educação Integral, criando estratégias e assegurando aos alunos a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos. “A proposta, não é simplesmente estender o tempo do aluno na escola. É preciso um processo pedagógico consolidado e uma estrutura adequada. Desejamos construir um projeto melhor para Santa Catarina”, afirma.

Participaram da mesa de abertura, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o secretário municipal de Educação de Florianópolis e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, a diretora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Vera Bazzo, a coordenadora estadual do programa Mais Educação, Vânia Santos, a diretora da Educação Integral do MEC, Jaqueline Moll, a diretora de Apoio ao Estudante da SED, Vera Rzatki e o articulador da Educação Básica da DIEB, Isaac Ferreira, representando a diretora da DIEB, Scheilla Maria Soares Marins.

São parceiros neste evento a Secretaria de Estado da Educação (SED), Ministério da Educação (MEC), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O 1º Seminário Catarinense de Educação Integral encerra-se amanhã (10), com a comunicação de trabalhos institucionais e mesa temática para discutir a ampliação do programa Mais Educação, segundo tempo e escola aberta e comitê metropolitano.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels