Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Escola-Aberta-Rudolfo-Meyer.jpg
  • Banner
Secretaria da Educação promove webconferência sobre prevenção de doenças respiratórias PDF Imprimir E-mail
Qua, 20 de Junho de 2012 18:09

A secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação (SED), Elza Marina Moretto, e a diretora de Educação Básica e Profissional da SED participaram, na manhã desta quarta-feira, 20, na Fundação Escola do Governo, em Florianópolis, de uma webconferência sobre doenças respiratórias graves, promovida pela SED. Também participaram o secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, e o diretor da Vigilância Epidemiológica, Fábio Gaudenzi de Faria.

O foco da explanação, direcionada aos gerentes regionais das Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde, foi a importância dos cuidados simples com a higiene como forma mais eficaz de prevenção das doenças respiratórias graves.

A chamada “Etiqueta da Tosse”, segundo o médico infectologista, Fábio Gaudenzi de Faria, integra o conjunto de medidas de controle capazes de reduzir a circulação dos vírus. “Estratégias de vacinação, afastamento de doentes e tratamento precoce são também fatores que favorecem a redução dos casos de doenças respiratórias graves de inverno”, afirma Gaudenzi.

No caso das escolas, é recomendado intensificar as regras da “Etiqueta da Tosse”, higienizar sempre as mãos e os brinquedos utilizados, evitar bebedouros coletivos e o uso de toalhas não descartáveis, além de orientar que os alunos doentes fiquem em casa.

Na opinião do secretário-adjunto Acélio Casagrande, repassar orientações aos professores e alunos é muito importante, pois as escolas são locais que apresentam aglomeração de pessoas, fator que favorece a transmissão de vírus.

“O trabalho conjunto da saúde, da educação e da população em geral contribui de maneira muito eficaz para diminuir a demanda das unidades de saúde públicas, reduzir o número de internações e até de óbitos por causa de doenças respiratórias, especialmente no inverno”, observa o secretário.

“Alertar os professores para que repassem aos alunos os meios de prevenção dessas doenças é um dos meios de prevenir que a unidade escolar não esteja propagando o vírus. É de suma importância desenvolver trabalhos de conscientização na comunidade escolar”, disse Elza Marina Moretto.

Aprenda a “Etiqueta da Tosse”

· Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar. Depois, jogue o lenço ao lixo.

· Se não dispuser de lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos que são importantes veículos de contaminação.

· Limpe as mãos imediatamente após tossir ou espirrar.

· Lave as mãos frequentemente com água e sabão, secando-as com papel toalha.

· Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas da gripe.

· Mantenha-se distante dos locais com aglomerações de pessoas.

Situação em SC

No ano de 2012 foram registrados, até o último domingo (17), 1080 casos de doenças respiratórias graves, com 73 óbitos. Dos quais, 04 por influenza sazonal, 28 por influenza A H1N1, e 39 por outros agentes. Dois casos ainda aguardam confirmação laboratorial.

Na próxima quinta-feira (21), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica deve divulgar um novo boletim com dados atualizados contendo o número de casos de doenças respiratórias graves de inverno.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels