Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
bale-bolshoi.jpg
  • Banner
Alunos da rede estadual dão show de cidadania no plenário da ALESC PDF Imprimir E-mail
Sex, 29 de Junho de 2012 15:49

290612pq1A vontade de vivenciar uma sessão parlamentar e de ter nas mãos o poder de decisão impulsionou os 40 jovens deputados que participaram, na tarde dessa quinta-feira, 28, de uma sessão Plenária, da 13ª edição do Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). Este programa permite a estudantes da rede pública e particular vivenciar três dias da rotina dos deputados estaduais.

Com o plenário lotado, os jovens parlamentares deram início à sessão e encaminhamento de mais um dia importante para esses estudantes que, munidos com seus projetos, foram em busca da aprovação.

Por escolha dos participantes, a aluna Tainá Dalbosco, da Escola de Educação Básica Professor João Boos, de Guabiruba, foi escolhida para presidir os trabalhos e a votação dos projetos de lei. “Poder ser a presidente da sessão e vivenciar a rotina de um deputado foi uma experiência incrível. Estou muito feliz por ter conseguido com que projetos fossem aprovados”, afirmou Tainá.

290612pq2Dos projetos levados à votação, três foram aprovados pelos jovens parlamentares. O primeiro projeto cria a Semana Catarinense de Meio Ambiente, de autoria das cinco escolas participantes. A proposição define que a comemoração ocorrerá anualmente, na semana do dia 5 de julho, com a realização de ações que promovam a preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem do lixo, incentivo ao uso de fontes de energia limpa, uso racional da água e das sacolas plásticas.

O outro projeto aprovado institui o Dia Estadual da Preservação do Boto Cinza (da espécie Tursiops truncatus), a ser comemorado anualmente no dia 8 de junho. O terceiro projeto trata da proibição do uso de celulares nas escolas públicas de Santa Catarina. A proposta altera a Lei Estadual 14.363/08, e permitirá aos professores confiscar o aparelho do aluno que for pego utilizando-o durante a aula. Em caso de reincidência, o telefone será retino.

O deputado estadual Joares Ponticelli destacou a importância desse programa por trazer para a realidade dos estudantes um pouco da rotina parlamentar de um deputado. “Espero que essa oportunidade sirva para os jovens olharem a política como uma atividade vital para sustentar a democracia e que ela seja cada vez mais defendida e fortalecida por todos nós”, destacou.

290612pq3As escolas participantes dessa edição foram: EEB Saad Antônio Sarquis (Chapecó), EEB Professor João Boos (Guabiruba), EEB Dom Pio de Freitas (Joinville), EEB Professora Adélia Cabral Varejão (Laguna) e EEB Santos Anjos (Rio das Antas).

Durante o último dia do programa foi feito o sorteio das escolas que participarão da 14ª edição do Parlamento Jovem. As sorteadas foram: EEB Roland Harold Dornbusch, Jaraguá do Sul; EEB Deputado Nilton Kucker, Itajaí; EEB Padre Miguel Giacca, Criciúma; EEB Padre Anchieta, Florianópolis; EEB Padre Izidoro Benjamin Moro, Lindóia do Sul; EEB Frei Caneca, Lebon Régis; Centro de Educação de Jovens e Adultos de Canoinhas e Centro Educacional Faclages ltda, Lages.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels