Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Rudolfo  Meyer.jpg
  • Banner
SED promove formação “Escolas Educadoras Sustentáveis” PDF Imprimir E-mail
Sex, 05 de Abril de 2013 18:16

05042013pqAs educadoras responsáveis pelo curso da Brasil Sustentável Editora, Anna Maria Brasil e Miriam Duailibi, ministraram, nesta sexta-feira (5), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SED), uma formação sobre o programa Escola Educadora Sustentável.

Durante o evento, as ministrantes apresentaram o programa e repassaram informações do curso aos cerca de 100 professores e gestores, a fim de que estes divulguem e estimulem os professores da sua região a aproveitar esta oportunidade oferecida pela Secretaria. Serão oferecidas 6.540 vagas para professores de todo o Estado com o curso a distancia “Escolas Educadoras Sustentáveis”.

No final da formação, Miriam passou uma atividade aos participantes, que será feita em casa e encaminhada para o e-mail 0504201301pqA secretária-adjunta, Elza Moretto, destacou o trabalho das educadoras durante o curso, que, “nos encheu de conhecimento”.  “Foi um evento muito forte e bom, em torno da discussão sobre a sustentabilidade na educação, que vai contribuir para podermos construir uma consciência mais justa, mais igualitária e mais planetária”, concluiu.

Curso contemplará mais de 6 mil professores - A SED, por meio das diretorias de Ensino Superior (DIES) de Educação Básica e Profissional (DIEB), em parceria com a editora Brasil Sustentável, oferece o Curso a Distância “Escolas Educadoras Sustentáveis”. As inscrições iniciam na segunda – feira e terminam no dia 19 de abril, pelo  www.brasilsustentaveleditora.com.br/conveniados. Serão disponíveis 6.540 vagas para professores da rede pública estadual de ensino. 

As atividades iniciarão no dia 24 de abril e tem como objetivo apoiar os professores na construção de conhecimentos teóricos e práticos para a inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar, formando crianças e jovens capazes de atuar de forma responsável e cidadã.

Serão trabalhados quatro temas essenciais: a ampla compreensão sobre os fundamentos e histórico da sustentabilidade; o entendimento sobre o fenômeno do aquecimento global, das mudanças climáticas e suas consequências dramáticas sobre a vida no Planeta; a questão do consumo e do desperdício e a construção de escolas sustentáveis.

Os temas serão apresentados em quatro módulos, com 10h cada, totalizando uma carga horária de 40h. Além dos textos base de cada aula, em linguagem acessível, os alunos terão acesso a exemplos de experiências exitosas, a links, vídeos, apresentações ilustradas, bibliografia, glossário, salas de chat e fóruns de discussão. O aluno que obtiver nota igual ou superior a seis receberá um certificado de conclusão e o que obtiver nota inferior a seis receberá um certificado de participação.

“Este tipo de curso é fundamental para a formação de professores, pois estes aprendem principalmente com a troca de vivências. Além disso, em cursos voltados para a Educação Ambiental, o trabalho formativo do professor inclui: o aprofundamento conceitual que permite a produção de conhecimentos locais significativos; e também a experimentação de algumas práticas como, por exemplo, a transformação da escola em um espaço educador sustentável e o fomento à relação escola-comunidade", afirmou o diretor da DIES, Gilberto Agnolin.

Inscrições de 8 a 19 de abril para 6.540 professores conforme tabela abaixo

 

Unidades

Vagas P/Unidade

Sub-Total

GERED

36

16

576

EES-EEB-EIEF-EEM-IEE

1044

5

5220

CEDUPs

16

5

80

CEJAs

40

5

200

NAES

45

5

225

UDs

44

5

220

IEE

5

SED

14

Total de vagas

6540

 

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels