Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Tullo Cavallazzi.jpg
  • Banner
Escola Pero Vaz de Caminha comemora 52 anos PDF Imprimir E-mail
Seg, 08 de Abril de 2013 08:15

PeroVaz P 2A Escola de Educação Básica (EEB) Pero Vaz de Caminha, em Florianópolis, está completando 52 anos neste mês. Para celebrar a data, a unidade escolar realizará uma série de atividades. A partir de hoje, uma exposição com trabalhos dos alunos estará aberta para a visitação de toda a comunidade até o dia 12 de abril, sexta-feira.

Entre os trabalhos apresentados na exposição estão releituras da carta de Pero Vaz de Caminha, cartas dos pais falando sobre a escola, colagens, desenhos, maquetes e textos escritos pelos estudantes. Todos se envolveram com as atividades comemorativas. “Os pais relatam que os filhos chegam até eles para falar sobre a história da escola, quem foi Pero Vaz de Caminha”, conta a diretora da unidade, Dulce Araci Gnewuch.

PeroVaz P 1A diretora também explica a importância de realizar a comemoração do aniversário da escola junto aos estudantes. “O planejamento começou no início do ano. Realizamos um resgate histórico e cultural da escola. Queremos mostrar para os alunos que eles também fazem parte da nossa história”, afirma.

Escola de gerações

PeroVaz P 4Gislaine Barcelos, ex-aluna e mãe de Nicole e Gabriel, estudantes da escola, participa da exposição com uma carta que conta sobre os seus dias na unidade. “A professora pediu para que cada pai escrevesse sobre a escola. Eu e meus filhos ficamos até às 10 horas da noite conversando sobre a tarefa. Eles queriam saber como eram os professores, como era estudar ali. Foi assim que descobriram que avó fez parte da primeira turma do Pero Vaz”, relembra.

Claudete Moreira Bortolo, funcionária da escola por 44 anos, conta que todos os seus cincos filhos estudaram na EEB. Hoje, um dos netos é aluno da unidade. “A escola para mim é tudo. Quando chegava a época das férias até ficava doente”, afirma.

História da escola

PeroVaz P 3A Escola de Educação Básica Pero Vaz de Caminha foi fundada em 05 de abril de 1961. No início funcionava em uma casa alugada no Bairro Coloninha, contando com 40 alunos e dois funcionários. Um ano depois, tendo em vista o grande número de alunos, foi transformada em Escolas Reunidas Pero Vaz de Caminha. Nesta época, havia 90 alunos e duas salas de aula. Em 1969, iniciou-se a construção do prédio atual da escola e três anos depois a unidade passa a se chamar Escola Básica Pero Vaz de Caminha. Atualmente, a escola atende 646 alunos.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels