Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Pero Vaz.jpg
  • Banner
Conae na Escola PDF Imprimir E-mail
Qua, 24 de Abril de 2013 18:02

24042013pqUm dia para a integração e discussão coletiva entre diretores, professores, comunidade, pais e alunos. A quarta-feira, 24, foi marcada pela Conae na Escola, que movimentou as escolas federais, estaduais e municipais catarinenses. Para estimular os debates, as unidades escolares receberam a visita da secretária-adjunta e coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina, Elza Moretto.

Na Escola de Educação Básica (EEB) Laércio Caldeira de Andrada, em São José, o evento contou com grande adesão por parte dos professores e alunos. A diretora da unidade, Tânia Willamil, destaca a oportunidade de promover um espaço de debate. “Esse é um momento de extrema importância no que diz respeito à discussão democrática da educação no país. Todos puderam colaborar com os assuntos relativos à escola”, explica.

Durante as conferências, os pais, professores, alunos e entidades democráticas contribuíram com propostas para o crescimento da educação catarinense. “A escola é um importante espaço de discussão coletiva e de participação efetiva na formulação de propostas para as políticas públicas educacionais, sejam elas do âmbito municipal, estadual ou federal”, afirma Moretto.

Outro destaque é o interesse com que os alunos acompanharam as atividades. Aluna do 2º ano, Greicyhelen Santos, ressaltou a importância dos alunos conhecerem melhor a escola. “Os debates nos permitem vivenciar a realidade do professor e estudar como podemos contribuir”, diz. Os professores também aprovaram. “As discussões estão sendo produtivas. Falamos sobre a realidade escolar, novas propostas, a participação da família e da comunidade”, conta a professora de biologia, Fernanda Netto.

2404201301pqNo Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, cerca de 120 membros da comunidade escolar participaram dos espaços de discussão. Num dos grupos, foram reunidos os alunos do 5º ano, os pais e os professores. Os alunos puderam falar sobre a rotina escolar e as melhorias que desejam. “Agora temos conhecimento e só assim a escola pode ficar melhor”, aponta a aluna do 5º ano, Maria Alice da Silva.

O diretor do IEE, Vendelin Borgueson, explica que foram convidados os membros da comunidade para participarem. Os trabalhos iniciaram com explicações sobre o que é o Conae e as discussões dos temas em grupos. “Eventos como o Conae na Escola são fundamentais, pois a sociedade está vivendo a educação. Não existe uma política educacional sem o retorno da sociedade”, afirma.

Conae na Escola

O dia da CONAE na Escola, organizada pelo Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina, é uma conferência livre presencial, entendida como espaço de encontro de formação, comunicação e mobilização social. A ação é preparatória para as Conferências Municipais, realizada até junho, Estadual, entre os dias 4 e 6 de outubro, e Nacional, que será em fevereiro de 2014.

As discussões foram baseadas em sete eixos:

– O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;

– Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;

– Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;

– Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e    aprendizagem;

– Gestão democrática, participação popular e controle social;

– Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;

– Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels