Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
mascara-fotos2.jpg
  • Banner
Ferramenta ajuda e incentiva alunos de Escola Estadual PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Maio de 2013 13:34

130513pq3Os alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola de Educação Básica Wanda Kriger Gomes, de Caçador, estão aprendendo na prática um pouco mais sobre as aulas de física. Orientados pelo laboratoralista Rodrigo Paloschi de Oliveira, os alunos construíram um braço hidráulico, seguindo os princípios da hidrostática descritos pelo filósofo Blaise Pascal.

Com cano PVC, seringa, braçadeira de nylon e equipo soro, Rodrigo conseguiu montar o braço, como uma réplica de uma máquina utilizada na indústria. “Baseando-se no princípio de Pascal desenvolvemos este braço hidráulico a partir de modelos pré-existentes, visando eficiência e precisão do equipamento associado ao baixo custo nos materiais empregados. Os resultados foram surpreendentes, utilizando apenas a metade do material utilizado em um referencial norteador”, explicou Rodrigo.

Tanto o laboratoralista, quanto à professora de química Jussara Cariminácio, notaram a melhora no interesse dos alunos pela matéria. “É notório que as aulas práticas despertam muito mais interesse e participação por parte dos alunos facilitando assim à didática”, afirmou Jussara.

O braço é composto por alavancas e pode ser manuseado por até duas pessoas, que controlam o andamento da água e fazem com que os movimentos sejam precisos. “O sistema hidráulico permite a transmissão e multiplicação de forças através da dinâmica dos fluídos. Este sistema é amplamente aplicado desde elevadores para carros, braços hidráulicos, freios hidráulicos entre outras finalidades. Os alunos testaram, fazendo com que a garra abra e pegue objetos, levante e tenha os mais diversos movimentos, provando veracidade do princípio”, completou Jussara.

A diretora da unidade escolar Marlize Recalcati, explicou que projetos como esse só trazem mais conhecimento aos alunos. “É uma ferramenta de trabalho, algo diferenciado que desperta a curiosidade e faz com que eles tenham mais interesse na disciplina”, ressaltou.

O ensino médio inovador contempla três escolas da rede estadual, Escola Irmão Léo e Wanda Kriger em Caçador e escola Feri Caneca em Lebon Régis. O trabalho desenvolvido pela Gered é feito como forma de acompanhamento e incentivo para que a proposta de criar iniciativas inovadoras para o aprendizado do educando se efetive e a escola torne-se cada vez mais atraente e promissora.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels