Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
mascara-fotos2.jpg
  • Banner
Começa, em Chapecó, o 3º Seminário de Sistemas de Ensino de SC PDF Imprimir E-mail
Seg, 01 de Julho de 2013 18:55

010713PQ2O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE) realizou, nesta segunda-feira, dia 1º de julho, a abertura do 3º Seminário Estadual de Sistemas de Ensino. A iniciativa pretende promover a integração entre conselhos e secretarias de educação visando melhorias na qualidade de ensino do Estado, atualmente considerada referência nacional. Representantes municipais de educação de todo Estado, segue até terça-feira, 2, nas dependências da Unochapecó.

De acordo com o secretário de Estado  de Educação de Santa Catarina, e conselheiro do CEE/SC, Eduardo Deschamps, tem sido trabalhado com o Ministério da Educação e os Sistemas Estaduais e Municipais para regulamentar o Regime de Colaboração dos Sistemas, visando promover a integração efetiva desses programas. “Cada uma dessas organizações possui um nível de ensino prioritário. Nas municipais a educação infantil e uma parte do fundamental, na estadual uma parte do fundamental, o médio, a educação profissional  e o nível superior no âmbito do Governo Federal.”

Para Deschamps, a ideia é trabalhar para que as ações possam ser devidamente regulamentadas de forma a contribuir com a formação dos estudantes. “A qualidade da formação é fundamental desde a educação infantil, pois vai refletir no ensino médio e superior, este é o grande desafio que nós temos, e pretendemos discutir como colocar em prática a partir desses debates e seminários”, complementa.

De acordo com o presidente do CEE, Maurício Fernandes Pereira, a ideia de trazer a terceira edição do seminário para Chapecó surgiu pelo fato de ser uma cidade muito importante no contexto do Estado, sendo considerada polo de desenvolvimento regional do Oeste Catarinense. 

Ainda segundo Pereira, através dos dois seminários anteriormente realizados foi possível mostrar o papel do Conselho Estadual de Educação no sentido de apoiar os sistemas de ensino, conselhos e dirigentes municipais. “Com uma política bastante aberta, visamos contribuir para que esses órgãos responsáveis pela educação possam fazer com que o ensino seja mais resolutivo, que a escola aprenda junto com o estudante e que esses se formem agentes transformadores da sociedade”, destaca.

Já para o reitor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli, a universidade tem total interesse em debater as bases da educação, pois a maioria dos acadêmicos vem de lá, e boa parte dos egressos dos cursos de licenciatura vão atuar na educação básica. “A aproximação do ensino superior e básico é fundamental, mas as mudanças devem partir da cultura do País como um todo, pois existem muitas dificuldades de gestão dos sistemas de educação que precisam ser superadas, há também problemas consideráveis na valorização dos profissionais da educação e na formação de professores, nisso as universidades tem um papel fundamental”, complementa.

Melhorias na Educação

O governador Raimundo Colombo lançou o Pacto pela Educação, cuja meta é que até 2020 Santa Catarina tenha um resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) semelhante ao registrado pelos países desenvolvidos.

O pacto estabelece três eixos de melhorias, o pedagógico que consta da revisão da proposta curricular, a formação continuada dos professores com ações como a entrega de tablets, a melhoria na infraestrutura, onde se tem investido mais de R$ 600 milhões.

Também são planejadas mudanças nos modelos de gestão, aliado a melhoria salarial e das condições de trabalho dos professores. Até o final do governo, a previsão é que mais de 500 escolas sofram um processo de revitalização e o salário dos docentes tenha dobrado.

Os seminários de sistemas de ensino são uma forma de discutir e potencializar maiores investimentos na educação visando à qualidade de ensino dos estudantes em Santa Catarina.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels