Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Sao Pedro.jpg
  • Banner
Propostas catarinenses marcam as discussões do segundo dia da Conferência Estadual PDF Imprimir E-mail
Dom, 08 de Setembro de 2013 17:30

080913pq1Cerca de 900 participantes estiveram reunidos no segundo dia da II Conferência Estadual de Educação de Santa Catarina para discussão e elaboração de novas propostas para a construção de políticas públicas, visando à melhoria da qualidade na educação.

No período da manhã, delegados e observadores se reuniram para acompanhar os 30 conferencistas que ministraram os temas dos sete eixos. Já no período da tarde, 469 delegados se encontraram para confrontar o conteúdo norteador do Documento Referência, criado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), com tudo que se foi discutido, alinhando com as propostas que serão representadas por Santa Catarina.

Segundo a coordenadora do Fórum Estadual de Educação e secretária-adjunta da SED, Elza Marina Moretto, todos os trabalhos realizados nesses dois dias da Conferência está correspondendo muito bem às expectativas. “Bons conferencistas, um bom nível de debates e bons engajamentos de discussões”, afirma. Ainda, segundo Elza, o importante é deixar os vários segmentos falarem, apresentarem suas propostas, questionarem e debaterem. “É isso que na democrática faz bem para a “saúde” do país. As pessoas poderem manifestar suas convicções e participar dos processos”, destaca.

Um dos palestrantes, o secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, aponta como destaque a boa participação de todo o Estado. “Isso demonstra que mais do que as próprias conferências é a mobilização que isso gera para acompanhar as ações educacionais e para conscientizar a sociedade de que todos têm que estar envolvidos com a educação, e esta conferência é um momento importante de tomada de consciência para a sociedade se envolver neste processo”, destaca.

Para o professor e coordenador do curso de pedagogia da Universidade do Alto Vale do Rio Peixe (UNIARP), de Caçador, Paulo Gonçalves, que participou das discussões da valorização dos profissionais do magistério, foi um momento ímpar nas discussões de um tema tão importante para a categoria. “Durante toda a discussão, conseguimos deliberar a respeito da necessidade de diretrizes sobre o Plano de Carreira em âmbito nacional, e não apenas de pontuações estaduais e municipais. Porém, existem ainda alguns pontos que tem direito a um maior debate, como a formação inicial e continuada dos professores”, destaca.

Amanhã, 9, serão homologadas a escolha dos 87 delegados que irão representar o estado de Santa Catarina na Conferência Nacional de Educação, e as propostas do documento Final, resultado de todas as discussões realizadas desde fevereiro de 2013, por meio das conferências livres, municipais, intermunicipais e estadual.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels