Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Tullo Cavallazzi.jpg
  • Banner
Estudante de Indaial é finalista do Jovem Embaixador PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Outubro de 2013 15:16

171013pq1A aluna da Escola de Educação Básica (EEB) Raulino Horn, de Indaial, Larissa Ignaczuk, está entre as finalistas do Programa Jovem Embaixador. A Escola integra a Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó. Ela está entre os quatro estudantes selecionados em todo o Estado de Santa Catarina e seu trabalho está em Brasília para avaliação final.

Larissa passou por várias etapas do Programa, e agora torce para ser uma Jovem Embaixadora e carimbar o passaporte para os Estados Unidos, o prêmio de quem chega à final. “Estou torcendo para que eu consiga passar nessa última fase. Meu maior sonho é me tornar uma Jovem Embaixadora, pois desde que conheci o programa me apaixonei por ele. Isso seria muito gratificante pra mim”, ressalta Larissa, de 17 anos.

Conforme Larissa, ela já havia participado no ano passado do Programa e, por isso, neste ano, se sentiu mais segura e confiante para tentar o título novamente. “Desta vez eu estava mais tranquila para realizar as etapas. Quando soube que era uma das finalistas, fiquei muito emocionada”, diz.

Para participar do Programa, o estudante precisa ter entre 15 e 18 anos, ser aluno do Ensino Médio da rede pública, ter boa fluência oral e escrita no inglês, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança e boa desenvoltura oral, estar engajado por pelo menos um ano em atividades voluntárias.

A estudante Larissa desenvolve o voluntariado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Indaial, na qual auxilia as professoras nas atividades com os alunos. Também participa do recreio monitorado na Escola.

Mesmo sem sair o resultado, a estudante já conquistou a premiação de ficar, durante uma semana em 2014, numa Embaixada que será a de Brasília ou do Rio de Janeiro. Se a estudante conseguir se tornar uma Jovem Embaixadora o prêmio será uma viagem de três semanas, em janeiro, para os Estados Unidos (EUA). Serão selecionados, de todo o Brasil, 35 novos Jovens Embaixadores. Os jovens visitarão a capital americana, seus principais monumentos, participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitarão escolas e projetos sociais. Após, os estudantes serão divididos em subgrupos e cada um viaja a um estado diferente dos EUA. Lá, assistirão aulas, irão interagir com jovens de sua idade, participarão de atividades culturais, de responsabilidade social e empreendedorismo, e também farão apresentação sobre o Brasil.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores públicos e privado em ambos os países. O principal objetivo é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels