Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
escola indigena.jpg
  • Banner
Educação e Saúde realizam ações de prevenção ao HPV nas escolas PDF Imprimir E-mail
Por Cauê Andreosi   
Qua, 26 de Fevereiro de 2014 12:40

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria de Educação Básica e Profissional, solicita aos gestores, coordenadores e professores da rede pública estadual que participem da campanha de conscientização contra o papilomavírus (HPV), com foco na prevenção. O começo das vacinações já está confirmado para março, segundo a Secretaria da Saúde, responsável pela iniciativa.

A vacina será distribuída gratuitamente pelo SUS, para atender adolescentes do sexo feminino, de acordo com o cronograma e idade determinada pelo Ministério da Saúde. A 1ª dose será em março, para as meninas na idade de 11, 12 e 13 anos. O procedimento da 1ª dose será nas escolas e a partir da 2ª dose, nas unidades de saúde, previsto para setembro deste ano.

O vírus do papiloma humano (HPV) é uma infecção que pode ser contraída pela pele e pode vir a causar câncer. A principal forma de transmissão do HPV é por meio do ato sexual, e atinge mais as mulheres.

Para a uma das coordenadoras do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE), Rosimari Kock Martins, o papel da escola é fundamental e pode ajudar alunos a evitarem a doença.“Neste processo, compete à escola trabalhar a temática no âmbito pedagógico, sensibilizar e informar as famílias sobre o assunto”, disse.

Orientações pedagógicas, guias práticos sobre o HPV e apresentações de funcionários da saúde já vem sendo realizados em algumas escolas do Estado. Rosimari ressalta ainda a importância dos professores no auxílio aos alunos desorientados. “O diálogo entre professor e aluno faz toda a diferença na vida do adolescente, e o ajuda a pensar antes de agir de forma inconseqüente”, afirmou.

Quanto ao procedimento da vacinação, cabe às unidades de saúde entrar em contato com as escolas para organização e agendamento da data, além de fornecer todas as orientações às adolescentes.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels