Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
EEB jurema cavalazi.jpg
  • Banner
Ciclo de Formação da Atualização da Proposta Curricular teve início com uma webconferência PDF Imprimir E-mail
Qui, 20 de Março de 2014 14:21

200314pq1Como instrumento norteador para a prática pedagógica dos educadores na perspectiva da construção de uma escola pública de qualidade para todos, a atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina, teve seu marco inicial com uma webconferência realizada na tarde desta quarta-feira, 19, no prédio da UNISUL, em Florianópolis.

Acompanhada por educadores das redes pública e privada, pais, alunos, professores das instituições de educação superior, profissionais das Gerências Regionais de Educação e especialistas em educação especial, o evento deu início ao ciclo de formação da proposta que contará com palestras, webconferências, seminários, com objetivo de reorganizar a Proposta Curricular Catarinense.

“O principal objetivo desse ciclo é a realização dos seminários e das webconferências, visando a participação dos educadores no processo de apreciação da Proposta Curricular, envolvendo as instituições de ensino superior, provocando a reflexão a cerca dos currículos de licenciatura, como também a produção de cadernos curriculares com a abordagem transversais”, destaca o diretor da Educação Superior da SED, Gilberto Agnolin.

A webconferência foi dividida em dois blocos. O primeiro com a formação da mesa composta pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Maurício Fernandes Pereira, do diretor de Ensino Superior da SED, Gilberto Agnolin, e do presidente da Acafe, Mário César dos Santos, que reafirmaram a importância da participação dos educadores em um processo tão importante para a educação catarinense.

Segundo Deschamps, Santa Catarina foi um dos pioneiros em estabelecer uma proposta curricular com a participação das universidades e dos educadores e não exclusivamente por um pequeno grupo de técnicos. “A forma com que a Proposta Curricular foi elaborada, tendo o currículo como questão central, está no cerne do êxito, ainda que parcial, do sistema educacional de Santa Catarina, pois é ele que vai determinar a forma com que o docente vai trabalhar com os estudantes em sala de aula”, declara.

200314pq2Em seguida, a formação da mesa do segundo bloco foi composta pela gerente de Políticas e Programas Educacionais da SED, Miake Ricci e pelos coordenadores do processo de atualização, os professores doutores Juarez da Silva Thiesen, Paulo Hentz e Cássia Ferri, que explanaram seus posicionamentos sobre a temática: Retomada Histórica do Plano Curricular: Trajetórias e Perspectivas.

“Nós conseguimos nesse processo coletivo, nunca antes visto, um diálogo com as redes municipal, estadual e privada, em busca da aproximidade entre os fundamentos pedagógicos e as escolhas do professor”, afirma Cássia.

A Proposta Curricular de Santa Catarina é resultado de uma construção coletiva de educadores cujo processo iniciou-se em 1988, com a sua primeira publicação em 1991 e, desde então, vem sendo tema de discussões visando o aprofundamento de seus pressupostos teórico-metodológicos e a sua consolidação na prática pedagógica.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels