Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
escola indigena.jpg
  • Banner
Escola de Chapecó realiza gincana com alunos envolvendo as disciplinas de Matemática e Física PDF Imprimir E-mail
Seg, 09 de Junho de 2014 18:18

090614pq1m“Acreditamos que existem saberes e saberes. Diante de que o homem tem construído ao longo de sua existência e transmitido às gerações o saber ligado ao desenvolvimento de seu universo cultural, aliamos a este saber os saberes pedagógicos que correspondem à dimensão dos conhecimentos teórico-práticos construídos a partir de um olhar historicamente situado do homem sobre a escola e o seu papel por meio da educação formal”.

Foi com esta reflexão que os educadores da Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, de Chapecó, planejaram atividades dinâmicas, com oficinas e gincanas, para desenvolver durante todo o ano letivo. A ideia inicial foi de criar momentos em que os estudantes pudessem colocar em prática conteúdos teóricos abordados nas diversas áreas do conhecimento, desenvolver o espírito de competição e promover ações sociais na comunidade.

“Concretizamos esta ideia na chamada GinConhecimento, que abrange todas as áreas e faz com que os alunos percebam os objetivos específicos de cada uma”, explica a diretora da escola, Elizabeth Dal Piva. Dentro deste contexto, a última atividade realizada foi a 2ª GinCalculando, gincana do mês da Matemática e da Física que teve como coordenação geral as professoras orientadoras de laboratório Vera Lucia Pires e Marilu Valmorbida, juntamente com a comissão organizadora formada pelos professores Itacir Valmorbida, Hellen Gehn e Rozangela Gomes.

A 2ª GinCalculando aconteceu durante dois dias, nos três períodos, contemplando um total de 34 turmas e aproximadamente 1.100 pessoas, entre estudantes e equipe de apoio. “A GinCalculando motivou as turmas, fez com todos se organizassem em suas metas e objetivos. A adesão dos alunos foi excelente, tanto é que foram arrecadados vários alimentos, roupas, calçados e kits de materiais de limpeza que farão parte da ação social do evento”, comenta a gerente de Educação da SDR de Chapecó, Maria de Lurdes Seben.

As principais atividades realizadas durante os dois dias da gincana foram: resolução de questões sobre raciocínio lógico, volumes e medidas; montagem de figuras de Tangran; questões para completar o termo de sequências; perguntas e respostas rápidas; tabuleiro humano; torre de Hanói humana, entre outras atividades.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels