Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
escola indigena.jpg
  • Banner
Série Copa do Mundo - Escolas da SDR de Campos Novos fazem projetos da Copa PDF Imprimir E-mail
Por Camila Bebber/SDR Campos Novos   
Ter, 01 de Julho de 2014 16:35

0107pequenaTR1Um olhar diferenciado para a Copa do Mundo de 2014 tem gerado bons resultados nas unidades escolares que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos. Isso, porque enquanto todos falam de futebol e de seleções de craques, os alunos têm se voltado a extrair o máximo de aprendizado possível do mundial.

Na EEB Paulo Blasi, de Campos Novos, os alunos do Ensino Médio Inovador apresentaram o resultado de um projeto interdisciplinar voltado para o mundial. Estudando os países que vieram jogar no Brasil e ressaltando os estados sedes de jogos, os alunos organizaram uma verdadeira volta ao mundo no ambiente escolar que consistia em estandes montados trazendo a cultura e costumes das nações  que estão no Brasil para conhecimento geral.

De acordo com a diretora da escola, Marilda Bearzi Ramos, a iniciativa envolveu todas as disciplinas, que por meio de uma comissão de avaliação, estive avaliando o trabalho dos alunos. “Nosso projeto trouxe para conhecimento e todos os alunos da Escola a cultura, costumes e curiosidades de cada um dos 32 países que estão no Brasil para participar das competições da Copa do Mundo 2014. O resultado dos trabalhos está maravilhoso e demonstrando envolvimento por parte de cada uma das equipes.”, disse.

A EEB Marino Pisani, de Monte Carlo, também trabalhou pesado em cima do mundial. Por meio do Geosseminário, que acontece desde maio e segue até o final do mundial no Brasil, a professora de geografia, Fernanda Dias, trouxe dados pertinentes ao currículo dos alunos de 6º ao 9º ano, adaptando ao tema Copa do Mundo.

Segundo Fernanda, ela contou com a ajuda dos professores de Artes, Tecnologia e os segundos professores das turmas que juntos elaboraram práticas que vão desde a produção de maquetes, inclusive voltadas à promoção do conhecimento para alunos com deficiências visuais, até a confecção de slides sobre o tema.

0107pequenaTR2Os alunos do 6º ano trabalharam as bandeiras dos países que estão jogando no Brasil, os do 7º estão trabalhando o Brasil por meio das grandes regiões brasileiras, seus estados e cidades sedes de jogos do mundial. O 8º ano ficou responsável por conhecer os continentes americanos e, por meio deles, os países que estão no Brasil para jogar na Copa do Mundo de 2014. O 9º ano trouxe o mundo para a escola, por meio do estudo de todos os países que estão disputando o mundial.

Conforme a diretora da Escola, Marlei Vedovato, tudo que está acontecendo na Marino Pisani além de inovador é desafiador e brilhante. “Penso que este é um novo começo, ou pelo menos deveria ser. Um começo novo na forma de ensinar e aprender, focado no aluno como ser integral e ainda despertando nele as suas capacidades”, disse.

A gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Patrícia Tomazoni Pelentir, ressaltou que projetos como este, que envolvem fatos do cotidiano dos alunos são a melhor forma da promoção do conhecimento. “Precisamos formar seres humanos completos, e isso acontece por meio da inclusão do cotidiano dos alunos nos conteúdos escolares”, finalizou a gerente.

Durante a Copa do Mundo, a Secretaria de Estado da Educação irá publicar os projetos que as escolas estão promovendo sobre o assunto. Encaminhe o seu projeto para que possamos divulgar as boas iniciativas das escolas catarinenses pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels