Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
escola indigena.jpg
  • Banner
Estudantes recebem homenagem do governo do Estado PDF Imprimir E-mail
Por Edinéia Rauta/Ascom   
Seg, 11 de Agosto de 2014 08:46

No Dia do Estudante, comemorado nesta segunda-feira, 11, dois alunos de escolas da rede pública estadual serão homenageados pelo secretário da Educação

Gabriella Chaves, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Germano Timm, de Joinville, e Willian Mallmann, aluno da Escola de Educação Básica Raul Pompéia, no município de Campo Erê, receberão diploma de Honra ao Mérito pelo recente sucesso nos estudos. A entrega será feita pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, às 16h30.

Gabriella participará, pelo segundo ano consecutivo, do curso de verão de matemática "The Modern Mathematics International Summer School for Students". O programa é uma introdução aos temas de pesquisa matemática para jovens na idade de transição entre o ensino médio e universitário. No ano passado, a estudante foi para a Alemanha e este ano vai para a França.

Já Willian segue rumo aos Estados Unidos, pois foi aprovado no curso de Jornalismo em oito universidades norte-americanas, são elas: University of Miami, Southern Methodist University, De Paul University, Colby-Sawyer College, University of Evansville, Universidade de Denver, Quinnipiac University e Arizona Statel University. O jovem escolheu estudar na University of Evansville, no estado de Indiana.

 Willian cursará jornalismo nos Estados Unidos

Willian está com 18 anos e formou-se em 2013 no curso do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Ele sempre estudou em escola pública e no ensino médio desenvolveu projetos voluntários de Inglês, Xadrez e Dança, os quais contribuíram para o crescimento coletivo e pessoal. Ele embarca no próximo dia 18 de agosto para os Estados Unidos, onde cursará jornalismo na University of Evansville, no estado de Indiana.

O jovem conta, que o sonho de estudar nos EUA vem desde criança, com cerca e oito e nove anos.  Porém, tudo não passava de sonho até o começo do ano passado, 2013. Ele sabia tudo na teoria, que provas devia fazer, mas não sabia onde e nem como se inscrever. Sabia que teria que escrever redações, mas não sabia como enviá-las. “Muito disso foi por que na minha cidade não havia pessoas que já haviam passado por tais processos e eu não tinha a chance de conversar e receber orientações”, explica.

Em 2012, William participou do programa Jovens Embaixadores, mas não foi selecionado. “Mesmo não selecionado imergi em um mundo e uma rede de pessoas que tinham o mesmo sonho que eu tinha e as possibilidades se abriram”, conta. “Foi aí que fiz um amigo em Rondônia que me explicou o processo e me deu informações de programas/instituições que ajudavam alunos de alto potencial a estudar nas melhores universidades do mundo”, destaca.

 De acordo com a diretora da EEB. Raul Pompeia, Clenice Diotto, Willian sempre participou da Olimpíada de Matemática, Programa Jovem Embaixador, Repórter Bom de Bola e Olimpíada Brasileira de Robótica com muita dedicação. “Ficamos muito felizes com estas conquistas do Willian, pois sabemos que tanto a família como os profissionais de nossa escola contribuíram para esse sucesso que deve ser um exemplo para os demais alunos”disse.

Gabriella é selecionada para curso de matemática na França

Gabriella tem 16 anos e está entre os cerca de 200 adolescentes de várias nacionalidades selecionados para o projeto, que oferece aprendizagem e interação com alguns dos maiores matemáticos do mundo. Para ser aceita no projeto, ela enviou aos organizadores cartas de recomendação de professores de matemática e inglês e respondeu a questionários com problemas de matemática.

Em 2013, a garota esteve em Bremen, na Alemanha, onde participou do mesmo curso de verão. “Foi uma oportunidade para conhecermos as opções de áreas onde a ciência pode ser aplicada. Antes, eu queria ser engenheira, mas depois dessa experiência, penso em dar aulas de matemática em uma faculdade”, disse. Gabriella pretende prestar vestibular para três instituições federais: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).  

Ela também esteve em seis edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A jovem conquistou menções honrosas, medalhas de prata e bronze e foi medalhista de ouro em 2011 e 2013.

O "The Modern Mathematics International Summer School for Students" oferece atividades como apresentações e mini-cursos ministrados por matemáticos universitários internacionais. Os participantes devem falar inglês fluentemente e possuir conhecimento prático em cálculo básico, mas sem terem se especializado em qualquer área particular de matemática.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels