Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Rudolfo  Meyer.jpg
  • Banner
Conheça os vencedores da Olimpíada do Conhecimento 2014 PDF Imprimir E-mail
Por Assessoria de Imprensa - Senai   
Seg, 15 de Setembro de 2014 12:15

Competição de educação profissional entrega 180 medalhas em 58 ocupações para jovens profissionais de todo o Brasil. Primeiros de cada modalidade disputam vaga no mundial que será realizado em São Paulo, em 2015   

seloreportagemfinal 2 1Os medalhistas da oitava edição da Olimpíada do Conhecimento foram anunciados em cerimônia neste domingo (7), realizada em Belo Horizonte. Os mais bem colocados nas 58 modalidades receberam 180 medalhas de ouro, prata e bronze, entregues por dirigentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instiuição organizadora do torneio, e outros empresários.

Durante quatro dias (3 e 6 de setembro), cerca de 800 jovens profissionais de todo o país participaram dessa que foi a maior competição de educação profissional já realizada nas Américas. Divididos em 48 modalidades da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuária, eles realizaram desafios semelhantes aos que enfrentariam no mercado de trabalho. Mais de 300 mil pessoas visitaram o Expominas, local das competições, na capital mineira.

Durante a cerimônia, o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi,destacou a importância da olimpíada para a formação dos jovens para o trabalho no Brasil. "Quando dão oportunidade ao jovem, ele agarra com talento e dedicação. A excelência é consequência disso", afirmou. Para ele, o que foi realizado nos quatro dias de competição precisa ser levado para mais jovens brasileiros. "Não podemos ter uma 'geração nem nem' (jovens que nem trabalham nem estudam). Mais de 5 milhões de pessoas estão nesta situação", disse.

A pontuação máxima dos competidores é 600 pontos. Todos os participantes que superaram a marca dos 500 pontos receberam certificado de excelência. A partir desse índice, se a diferença entre competidores for inferior a dois pontos, os lugares no pódio são divididos. Há ainda destaque para os maiores pontuadores de cada estado, além do troféu Estrela Prisioneira para o competidor que atingir a maior pontuação na competição. Entre os estados, o líder de medalhas foi Minas Gerais, com o total de 46, seguido por São Paulo, com 36, e Santa Catarina, com 18. (veja quadro).

principal peq

ETAPA MUNDIAL - Com os 58 primeiros lugares definidos, agora é hora de se preparar para a etapa mundial das competições de educação profissional. Em agosto de 2015, será realizada em São Paulo a primeira edição da WorldSkills em um país da América Latina. Para garantir uma vaga, os primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento terão de passar por provas e atingir o índice técnico exigido em sua modalidade. No mundial, 1.200 competidores de 60 países vão disputar medalhas em 49 ocupações do setor industrial e de serviços.

Os catarinenses ganhadores do Ouro foram:

IAGO DE SOUZA - Desenho Mecânico – CAD

EDUARDO KRUCZKIEVICZ - Tornearia CNC

ALEF SCHOLZE - Fresagem CNC

VITOR CARDOSO FRANÇA - Soluções de Software

MATEUS HENRIQUE CALZA - Web Design

RUDIMAR BRAGA DOS SANTOS - Sistema Drywall e Gêsso

MILENA BERKEMBROCK – Florista

RAFAEL OENING - Administração de Sistemas de Rede

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels