Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
America_Dutra.jpg
  • Banner
EEB Ana Gondin representa Laguna em Feira de Ciências e Tecnologia em 2014 PDF Imprimir E-mail
Por Fabrícia Silveira Carneiro SDR de Laguna   
Qua, 05 de Novembro de 2014 15:38

O projeto Segurança Máxima, da EEB Ana Gondin, de Laguna, campeão da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica do Estado de Santa Catarina, promovida da Secretaria do Estado de Educação em 2013, participou em Pernambuco,  de 29 a 31 de outubro, da XX Ciência Jovem.

Foram 354 projetos e entre 75 trabalhos da categoria desenvolvimento tecnológico e os alunos Bruno Marinho e Yuri Nascimento, acompanhados pelo professor Nelson Garcia, conquistaram o 3º lugar da categoria que contou com participantes de diversos estados. Essa conquista os credenciou para participar da Mostratec no próximo ano.

Segundo Bruno “participar desta feira foi um prêmio literalmente, pois estávamos lá com dois propósitos: primeiro usufruir da premiação da feira estadual do ano passado, onde ficamos em primeiro lugar, e segundo com a responsabilidade de representar nosso Estado.  A feira nos proporcionou muito, tanto em relação à gama de projetos presentes como também a diversidade de culturas. Lá conhecemos pessoas de todos os estados brasileiros, tais como Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Mato Grosso entre outros”, declarou Marinho.

O projeto foi desenvolvido para evitar o uso inadequado de telefones celulares restringindo o uso dentro de certos ambientes, partiu de um princípio bastante simples da eletromagnética, que pode então guardar a chave para resolver um dos problemas que mais afetam a segurança pública no País: a Gaiola de Faraday.

Os experimentos foram realizados em duas etapas, a primeira com uma gaiola de área menor tendo como objetivo o teste.  Na segunda foi confeccionada uma de área maior, para que coubesse uma pessoa em seu interior e assim ilustrar melhor o projeto. O projeto não nasceu de um dia para o outro, a cabine era muito grande, foi preciso então planejar muito para fazer o transporte desta até Recife-PE. “Me chamaram de louco, porque meu projeto era um entre vários de todo o Brasil.  Críticas a parte, fomos vencedores, conseguimos mostrar para todos o potencial do projeto e mostrar o quanto somos capazes”, desabafou Bruno.

Neste mês, o projeto será retomado e serão realizados alguns estudos e refeita a gaiola com maior qualidade, pois os alunos pretendem participar de outras feiras, uma já estamos credenciado que é a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), já as outras vamos fazer as inscrições e, assim, levar o nome de nosso Estado, cidade e claro, escola por todo o Brasil, das quais muitas delas nosso Estado sequer participou, concluiu o aluno. 

Sobre  a  XX Ciência Jovem

A Ciência Jovem está articulada a diversas feiras nacionais, como a FEBRACE-SP, MOSTRATEC-RS e SBPC Jovem, nas quais tem conquistado prêmios, demonstrando a qualidade de seus trabalhos. Com a crescente ampliação do quantitativo de instituições educacionais participantes. A Ciência Jovem é hoje um evento integrado ao calendário escolar das diversas redes de ensino, com fluxo diário do público de aproximadamente 3.000 pessoas.

Envolve escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada do Brasil. Os trabalhos participantes são premiados nas  categorias: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano); Divulgação Científica; (Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio) e Voto Popular (envolvendo a totalidade dos trabalhos dos alunos participantes).

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels