Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
America_Dutra.jpg
  • Banner
Proposta Curricular catarinense é apresentada em Chapecó PDF Imprimir E-mail
Qui, 04 de Dezembro de 2014 17:47

041214pq1

Entre os dias 01 e 12 de dezembro serão realizados em todo o Estado de Santa Catarina encontros regionais para apresentar a Proposta Curricular de Santa Catarina 2014. Em Chapecó o evento organizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e pela Secretaria de Estado da Educação (SED) foi realizado na manhã desta quinta-feira, 4, na Unochapecó.

A ação, além de apresentar o documento da Proposta Curricular, visa distribuir o caderno intitulado Formação Integral na Educação Básica e discutir os desafios para a sua implementação. Conforme o diretor de Educação Superior da SED, Gilberto Agnolin, que integrou a equipe na elaboração da proposta, desde 2013 foram realizadas reuniões com universidades, gerências e secretarias de educação dos municípios para produção da nova proposta. Entre os pontos que a nova proposta apresenta está a inserção de temas demandados pela sociedade e também a interdisciplinariedade dos conteúdos apresentados aos alunos.

“Nós tivemos de 2009 a 2012 muitas resoluções sendo aprovadas, muitas demandas da sociedade sendo incorporadas à educação também. Os temas que mais aparecem na imprensa são os temas da inclusão social, da diversidade, fatos como homofobia, bullying e isso é um conjunto de demandas que chegaram à escola e aos docentes, que estão também colocados nesse documento. Mas o foco está na formação integral e no percurso formativo do aluno”, comenta o diretor.

Agnolin destaca que algumas escolas já começaram a debater a nova proposta a partir de documentos disponibilizados on-line. Segundo ele, a partir do começo de 2015 está previsto um trabalho de planejamento e organização para debate sobre o documento para a rede estadual de ensino previstas para todos os profissionais da instituição. Porém, o diretor destaca que há alguns desafios para sua implementação. 

“Precisa um novo olhar para a gestão escolar. O foco mais recente está na aprendizagem, e não tanto no ensinar. Está no direito do aluno aprender e para isso a escola também tem que olhar diferente, porque cada aluno é diferente do outro. Esses são os grandes desafios, e nós temos que fazer isso por meio de formação, porque sem isso não vai acontecer”, aponta Agnolin.

Durante o processo de construção da proposta estiveram presentes nos debates o coordenador e coordenador-adjunto do mestrado em Educação da Unochapecó, professores Ricardo Rezer e Leonel Piovezana. Para a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, Maria Aparecida Caovilla, é necessário ter uma inserção e interação das universidades na escola básica.

“É um momento importante que se apresente essa proposta, mas mais importante ainda é nós termos consciência de que ela deverá ser abraçada e implementada por todos. Nós precisamos olhar para a educação e fazer dela efetivamente a razão para a construção do sujeito e a partir disso a construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais equilibrada".

Após o encontro os cadernos foram entregues aos integrantes das universidades, secretarias de educação e outras instituições de ensino presentes. Além de Chapecó a proposta já foi apresentada nas cidades de Florianópolis, Itajaí e Joaçaba. Nos próximos dias também será discutida em Blumenau, Mafra, São Miguel do Oeste, Joinville, Lages e Criciúma.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels