Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
eeb jose rodrigues lopes.jpg
  • Banner
Programas ampliam aprendizagem de estudantes catarinenses PDF Imprimir E-mail

Para ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação (SED) oferece diferentes programas, entre eles o Escola Pública Integrada (EPI) e Mais Educação. “Esses são programas de jornada ampliada, que possibilitam aos nossos educandos ultrapassarem os limites da sala de aula e da escola no processo ensino aprendizagem, contribuindo de forma significativa na apropriação do conhecimento e na sua formação integral”, avalia a coordenadora de Programas e Projetos da SED, Vânia Santos Ribeiro.

Alunos em tempo integral na escola

O Programa Escola Pública Integrada (EPI) tem como proposta a ampliação das oportunidades de aprendizagem como garantia de uma educação de qualidade. Enquanto modelo diferenciado de escola, a EPI tem como foco a qualidade do ensino aprendizagem.

Em 2014, aproximadamente 13 mil alunos de 45 instituições de ensino foram atendidos pelo programa que contou com o trabalho de mais de 200 professores. O EPI alia o aumento da quantidade do tempo diário de escolarização com o envolvimento de pais, professores, educadores, administradores municipais e estaduais em uma gestão compartilhada. Dessa forma, investe-se na formação da infância e juventude catarinense.

Diferentes atividades movimentam os estudantes

O Programa Mais Educação foi criado para aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades, nas áreas do meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica.

Na rede estadual, o projeto existe desde 2008. Este ano esteve presente em 160 escolas, atendendo cerca de 20 mil alunos e contou com o trabalho de 160 professores. Com a ampliação do número de escolas atendidas para 256 em 2015, a previsão é de que o número de alunos atendidos pelo programa seja de mais de 30 mil. Com isso, aumenta também o número de educadores envolvidos no processo.

Entre as atividades realizadas em 2014, destaque para o III Seminário de Educação Integral. O evento, que é realizado uma vez por ano, tem como objetivo promover o fortalecimento da Política Pública de Educação Integral, respeitando diferentes etapas da implementação do Programa Mais Educação. O foco é o fortalecimento institucional das ações indutoras de uma política de educação integral.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels