A deficiência intelectual de Lucilene Martins Franco serviu para fortalecer a vontade de aprender e impulsionar a dedicação nos estudos. Com algumas dificuldades de aprendizagem, o esforço e a alegria constante ao interagir com os professores e alunos mantém a estudante na EEB Profª Elza Mancelos de Moura, de Guarujá do Sul, na regional de Dionísio Cerqueira.
Lucilene tem 22 anos e está no 3º ano do Ensino Médio. Desde os 9, quando foi matriculada na 1ª série, a aluna é bem conhecida na escola. “É uma aluna muito querida, interessada, atenciosa, comprometida e participativa. É um exemplo de superação”, comenta a diretora Adriani Kaiber Straub, destacando a persistência em sempre querer aprender. Ela tem acompanhamento de segundo professor, que a acompanha diariamente nas aulas, e também participa do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) uma vez por semana.
A voz doce e tímida, de poucas palavras, esconde uma personalidade decidida e admirável, sabendo o que quer assim que terminar o colégio e prestar o Enem este ano. “Quero trabalhar cuidando de crianças, ser professora de educação infantil.”. De família simples e criada pela avó, ela conta que adora ler e que a coleção favorita é “Fala Sério, Filha!” de Thalita Rebouças.
Nas aulas de Educação Física, uma das preferidas de Lucilene, ela sempre participa do time de vôlei, basquete e handebol. E gosta muito de desenhar nas aulas de artes. “Gostaria de dizer aos meus colegas, aos jovens e futuros alunos para sempre se darem bem entre eles e com os professores. E também que nunca desistam dos seus sonhos”, finaliza a estudante. |