As escolas estaduais Dom Pio de Freitas e Plácido Olímpio de Oliveira, em Joinville, foram contempladas no Prêmio Jovem Autor. Entre desenhos e redações das redes pública e privada foram 10.937 trabalhos inscritos com apenas 15 finalistas. O concurso e é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores. O resultado foi divulgado nesta terça, 11.
O desenho de José Gabriel do Amaral, 9 anos, ficou com o primeiro lugar. Estudante do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Pio de Freitas, no bairro Floresta, leva para casa um notebook e uma TV para o colégio. Destaca-se na obra a abordagem ao tema “Ação Política, uma Responsabilidade Social”, o título, criatividade, originalidade, além de harmonizar o desenho com composição artística e técnica.
Crônica, o gênero escolhido pela estudante Aline Cristine da Silva, 14 anos, deu a ela o prêmio de segundo lugar. Estudante do nono ano da Escola Plácido Olímpio de Oliveira, no Jardim Iririú, ganhou um tablet. A comissão avaliou título, criatividade, gramática e ortografia além do conteúdo. O tema abordado no texto foi “Sustentabilidade: Qual a Minha Contribuição para Tornar Meu Bairro Melhor”.
“A ideia de fazer o prêmio ajuda a desenvolver no aluno o espírito criativo e a leitura. Também desenvolve a competitividade, importante para o amadurecimento dos jovens, e motiva para a boa redação”, destaca a gerente Regional da Educação, Dalila Rosa Leal.
Os 15 finalistas foram agraciados com a Medalha Professora Herondina Vieira, educadora de Joinville com 45 anos dedicados a educação, voluntariado e defesa do direito das mulheres. “Precisamos preparar nosso filhos para pensar criticamente”, disse o presidente do legislativo, Rodrigo Fachini. |