Centro Regional de Ginástica Rítmica do IEE está entre os cinco polos da modalidade no País
Nesta sexta-feira, 28, às 11 horas, o Instituto de Educação (IEE) inaugurou o Centro Regional de Ginástica Rítmica. A escola recebeu do Ministério do Esporte um tablado, dois tapetes, um espaldar, um plinto e um banco sueco.
Durante o evento, o ministro George Hilton do Santos falou sobre a importância da atividade esportiva, que é fundamental para a concepção de valores da criança, do trabalho em equipe e da vida em sociedade. “Em Florianópolis, há um modelo sólido, por meio de uma organização transversal entre o Governo estadual, municipal e federal que facilita ações compartilhadas na área da educação”, disse.
O secretário Eduardo Deschamps ressaltou que essa modalidade de esporte é orgulho do IEE. Inúmeras atletas que começaram na escola se sobressaem em competições nacionais e internacionais.
O coodenador geral do IEE, Vendelin Borguezon, explica que a ação articulada com o Ministério do Esporte tem a finalidade de disseminar métodos de treinamento, modernizando instalações esportivas e oferecendo materiais adequados a cada fase de preparação dos atletas. “Era um sonho que hoje está sendo concretizado”, ressaltou.
A importância da parceria com o Ministério do Esporte, segundo o diretor, é dar oportunidade aos alunos de forma competitiva para que os talentos sejam descobertos. “A partir de agora, Santa Catarina está entre os cinco polos de Ginástica Rítmica do País, demonstrando o reconhecimento do Estado, nessa modalidade esportiva”, conta.
Para a coordenadora de Ginástica Rítmica da Associação de Ginástica do IEE, Maria Helena Kraeski, a parceria firmada com o Ministério do Esporte para equipar os centros de treinamento fortalece três modalidades olímpicas da ginástica (artística, rítmica e trampolim). “Essa foi uma das maiores conquistas do (IEE). A qualidade do trabalho melhorou muito, motivando os alunos e influenciando diretamente na socialização e educação”, enfatiza.
Letícia Karolina Dutra, que treina há 17 anos, já conquistou diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais. Este ano, Letícia representou o Brasil nas Universíades na Coréia. A aluna ressalta que o projeto cresceu bastante, após a melhoria da estrutura física das quadras. “Isso representa um grande desafio e motivação para os atletas. Treinamos, em média, seis vezes por semana”, afirma.
O evento recebeu o ministro dos Esportes, George Hilton do Santos, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, o diretor e professores da instituição e de representantes da ginástica do Estado. |