Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
benonivio.jpg
  • Banner
Educação lança discussão no Estado sobre a construção de uma Base Curricular Comum PDF Imprimir E-mail
Por Beatriz Menezes dos Santos   
Qui, 03 de Setembro de 2015 14:10

No encontro, será formada uma comissão com a representatividade de todos os segmentos da educação catarinense 

Nesta sexta-feira, 04, às 10 horas, a Secretaria de Estado da Educação está convidando todas as instituições educacionais de Santa Catarina, públicas e privadas, com o objetivo de discutir o documento preliminar elaborado pelo MEC, sobre a construção de uma Base Nacional Comum para a educação básica. Durante o encontro será composta uma comissão que será responsável em deflagrar o movimento no Estado.

O encontro acontece no auditório da Secretaria, 12º andar, com a participação dos Conselhos Estadual e Municipais de Educação, secretarias municipais, movimentos sociais relacionados, sindicatos, Gerências Regionais de Educação e representantes das instituições de educação superior.   

Segundo o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a proposta atende a meta número 7, do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da melhoria da qualidade do ensino. A Comissão Estadual, com representatividade de todos os segmentos da educação, será responsável em promover o debate em cada escola, explica Deschamps. “Nesse momento, serão ouvidas as vozes de quem realmente faz a educação brasileira, os professores e as instituições afins”, afirma.

Para o diretor de Educação Superior da Secretaria, Gilberto Agnolin, a Base Comum não substitui os currículos estaduais, considerando a autonomia das unidades federativas. “Todavia, vai pela primeira vez inverter o processo de avaliação no País, pois hoje quem pauta o currículo das escolas é o Sistema Nacional de Avaliação Escolar e, agora, quem pautará esse sistema e o currículo é a Base Nacional Comum.

A coordenadora estadual da Base Comum, Maike Ricci, destaca que a partir das discussões nas escolas serão realizados seminários regionais e debates, que culminarão num seminário estadual para sistematizar todas as contribuições do Estado. “É importante que a reflexão sobre o documento preliminar do MEC leve em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica e a Proposta Curricular de Santa Catarina, que já tem uma caminhada de 25 anos sobre o currículo escolar catarinense”, informa. Acrescenta ainda que todas as contribuições serão inseridas no sistema do portalbasenacionalcomum.mec.gov.br.

Webconferência 

Dia 09 de setembro, por meio de uma webconferência, serão ainda formadas comissões regionais, envolvendo as secretarias municipais de educação, as Gerências Regionais e demais instituições de Educação superior, voltadas às licenciaturas.  

MEC

O documento preliminar do Ministério da Educação (MEC) será lançado dia 16 de setembro pelo Ministro Renato Janine Ribeiro, para que todos os educadores do País possam contribuir com sugestões e críticas até que se componha o documento final. O MEC vai realizar também a Semana Nacional de Mobilização pela Base Nacional Comum e o Dia Nacional de Discussão da Base Nacional Comum na Escola, onde todas as escolas do País irão trabalhar sobre este documento para debaterem e contribuírem.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels