Foi realizado, na tarde desta terça-feira, 8, no Teatro do Centro de Eventos Multiuso, de São José, o III Festival de Talentos do Ensino Médio Inovador. Cerca de 500 alunos de 12 escolas da Rede Estadual de Santa Catarina se envolveram no evento organizado pela Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis. As apresentações de teatro, dança e música são atividades que fazem parte do eixo cultural e foram desenvolvidas nas escolas, respeitando sempre, a opção dos estudantes que se preparam durante o ano.
A Gerente Regional de Educação, Dagmar Pacher, ressalta a importância da inclusão entre escolas e estudantes envolvidos no EMI (Ensino Médio Inovador). “Essa convivência entre alunos e educadores de diferentes municípios e escolas é fundamental para que sejam descobertos novos meios de aplicar o EMI em lugares onde o programa já é desenvolvido há algum tempo”, disse.
Segundo a diretora da EEB Wanderley Junior, Noeli Freiberguer, os alunos mostram talento e disciplina na conclusão dos projetos apresentados no Festival. “Hoje eles sabem ser companheiros e se esforçarem juntos para que tudo dê certo para toda a escola e não de uma maneira individual”, afirmou à educadora. O professor de dança, da EEB Bela Vista, Willian Patrick, destaca alguns pontos similares aos citados pela diretora Noeli e vislumbra um futuro com mais consciência social aos adolescentes participantes do projeto. “Tudo o que aprendem no EMI, eles levam para vida e isso os torna pessoas melhores e mais bondosas”, concluiu.
A estudante de 15 anos da EEB Professor Laércio Caldeira de Andrada, Yasmim Lazarim, apresentou juntamente a suas colegas de classe, a peça Teatro de Sombra, que mostra o lado ruim de tantas construções serem levantadas a ponto de não ser possível mais a completa visualização do sol. A garota compartilhou, de forma empolgada, a mudança em seu comportamento desde que entrou para o programa na escola que frequenta. “Antes do EMI eu era muito tímida e não interagia bem com as pessoas. Agora tenho vários amigos e consigo mostrar para todos algumas aptidões que tenho”, completou a adolescente.
Confira a lista das escolas participantes do III Festival de Talentos do Ensino Médio Inovador:
EEB Getulio Vargas, de Florianópolis;
EEB Celília Rosa Lopes, de São José;
EEB São Tarciso, de São Bonifácio;
EBB Altino Flores Andrada, Anitápolis;
EEB José Viga, de Palhoça;
EEB Nereu Ramos, de Santo Amaro da Imperatriz;
EEB Dom Jaime, de Florianópolis;
EEB Wanderley Junior, de São José;
EEB Bela Vista, de São José;
EEB Maria da Glória, de Biguaçu;
EEB Professor Laércio Caldeira de Andrada e
EEB Professor Anibal Pires, de Florianópolis.
SOBRE Ensino Médio Inovador
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina vem implementando o Programa Ensino Médio Inovador (EMI) desde 2010. O objetivo é oportunizar ao jovem e adolescente a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado, dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente. Iniciado com 18 escolas em 2010, atualmente conta com 158 unidades escolares de Ensino Médio com cerca de 14 mil alunos atendidos. |