O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um curso de formação continuada, que terá 80 horas de duração e seguirá até o início de dezembro
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2015 teve início na última quarta-feira, 9, pela Gerência Regional de Educação (Gered) de Criciúma. Este ano o curso de formação continuada terá 80 horas (sendo 60h presencias e 20h à distância), para 96 professores alfabetizadores, e irá até o dia 1º de dezembro.
A coordenadora do PNAIC na Gered, Eva Regina Miranda, afirma que esta oportunidade é de extrema importância para formação aos professores alfabetizadores com ações reflexivas acerca de sua prática pedagógica. “O pensar e repensar a prática pedagógica defende a garantia dos direitos de aprendizagem de todas as crianças”, argumenta.
Dentre as ações do PNAIC estão um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, que são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Para a gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes, são oportunidades para os professores compartilharem certezas e dúvidas, possibilitando valorização dos saberes e a reflexão individual e coletiva das práticas docentes. “O que possibilita o aperfeiçoamento da ação educativa”, finaliza.
Últimos anos
Neste processo de formação entre pares, a Gered de Criciúma proporcionou em 2013, uma oportunidade de formação presencial a 96 professores, com uma carga horária de 120 horas. O objetivo foi promover a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem.
Já em 2014 foram 160 horas para 90 professores, para aprofundar e ampliar temas tratados em 2013. Neste ano, a articulação entre diferentes componentes curriculares, teve ênfase em Matemática. |