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Alunos da EEB Santa Cruz apresentam Projeto premiado pelo CNPq PDF Imprimir E-mail
Por Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas   
Seg, 28 de Setembro de 2015 09:12

A escola é a primeira da região a receber premiação do CNPq, pelo Projeto Neuroacústica Aplicada

28-09-15 pequena caue 1O Projeto “Neuroacústica Aplicada”, que existe na Escola de Educação Básica (EEB) Santa Cruz, em Canoinhas, desde 2013, vem se destacando pelas suas propostas aos alunos da instituição. Em 2014 obteve a primeira colocação na Mostra Científica de Santa Catarina (Mocisc), realizada em Canoinhas, e se classificou em segundo lugar na etapa estadual.

Com a premiação estadual, o projeto ganhou uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o professor orientador do projeto, Rodrigo Kucarz, ainda nesse ano pretende-se expandir o projeto, tirando as experiências de dentro da escola e levando para os Centros de Educação Infantil (CEIs) de Canoinhas e para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Canoinhas e Bela Vista do Toldo.   “Escolhemos ampliar nosso projeto para os CEIs e APAEs, por observamos maior necessidade para esse tipo de público”.

Durante apresentação do Projeto, os alunos Gabriel Prestes Rodrigues e Líria Matsuzawa, demonstraram as atividades realizadas dentro da escola, bem como as experiências e resultados. Gabriel, que é bolsista e recebe um valor mensal do CNPq para estar atuando no projeto, explicou que o trabalho realizado com diversas experiências, e essencialmente no Programa Rádio Cesc, pode-se observar que os alunos reagem melhor ao ambiente escolar.

“Esse projeto visa auxiliar alunos com dificuldade de aprendizagem, mantê-los calmos e atentos aos estudos. Alunos que tem déficit de atenção podem ser auxiliados através de estímulos cerebrais, além de ser uma ferramenta pedagógica, é um auxilio para a saúde, melhorando também a concentração em disciplinas como as de Matemática e Português”, destaca Gabriel.

O CNPq está apoiando o projeto desde janeiro até dezembro de 2015. O professor Rodrigo destaca também que para a formalização do projeto e aperfeiçoamento, a escola adquiriu mais livros na área, contando também com apoio do médico Andrei de Moraes e da psicóloga Michele, que em 2014 contribuíram para deixar o projeto mais completo.

Nesse ano os alunos irão participar da Mocisc, com o Projeto Exemplo, como forma de divulgar o trabalho e o resultado, que foi um dos melhores do Estado em 2014.

Estiveram também presentes para assistir a explanação do projeto, a servidora da Gerência de Educação, Marilin Schick e a integradora do Ensio Médio e Profissionalizante, Marli Terezinha Maron. Marilin destacou que conhece o projeto desde o início, em que se formatava a idéia. “Sei o quanto esse é um trabalho sério e inovador. Sabemos que ele pode fazer a diferença para melhor na vida não só dos alunos, mas também para a comunidade”, frisou.

Sobre o Projeto

O projeto Neuroacústica Aplicada da EEB Santa Cruz tem como objetivo reconhecer como o som pode influenciar no modo de agir e do pensar dentro de unidades escolares, ou seja, afetar a emoção, a reação e os sentimentos das pessoas.

A influência dos sons como estímulo para auxiliar alunos, professores e demais pessoas no ambiente escolar e fora dele, bem como aspectos positivos em relação aos sons, como estímulo nos hemisférios cerebrais, através da estimulação passiva pelo método da Neuroacústica.

Sabe-se que o cérebro não reconhece por gêneros musicais, mas pode ser estimulado e influenciado por ondas sonoras, bem como a mais baixa onda é a Delta e a mais alta é a Gamma, como por exemplo, desde que feito corretamente as aplicações, curar uma simples dor de cabeça, auxiliar pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

 Sabe-se que existem diversos tipos de sons, alguns são prejudiciais ao cérebro e outros que são uma forte ferramenta para a memória, para a inteligência, para o aprendizado e para diversos outros fatores da saúde mental e saúde do corpo físico. Com o Projeto parte-se do princípio que o som libera neurotransmissores, e com isso pode alterar e influenciar o cérebro e o corpo físico.

 

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