A escola é a primeira da região a receber premiação do CNPq, pelo Projeto Neuroacústica Aplicada
O Projeto “Neuroacústica Aplicada”, que existe na Escola de Educação Básica (EEB) Santa Cruz, em Canoinhas, desde 2013, vem se destacando pelas suas propostas aos alunos da instituição. Em 2014 obteve a primeira colocação na Mostra Científica de Santa Catarina (Mocisc), realizada em Canoinhas, e se classificou em segundo lugar na etapa estadual.
Com a premiação estadual, o projeto ganhou uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o professor orientador do projeto, Rodrigo Kucarz, ainda nesse ano pretende-se expandir o projeto, tirando as experiências de dentro da escola e levando para os Centros de Educação Infantil (CEIs) de Canoinhas e para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Canoinhas e Bela Vista do Toldo. “Escolhemos ampliar nosso projeto para os CEIs e APAEs, por observamos maior necessidade para esse tipo de público”.
Durante apresentação do Projeto, os alunos Gabriel Prestes Rodrigues e Líria Matsuzawa, demonstraram as atividades realizadas dentro da escola, bem como as experiências e resultados. Gabriel, que é bolsista e recebe um valor mensal do CNPq para estar atuando no projeto, explicou que o trabalho realizado com diversas experiências, e essencialmente no Programa Rádio Cesc, pode-se observar que os alunos reagem melhor ao ambiente escolar.
“Esse projeto visa auxiliar alunos com dificuldade de aprendizagem, mantê-los calmos e atentos aos estudos. Alunos que tem déficit de atenção podem ser auxiliados através de estímulos cerebrais, além de ser uma ferramenta pedagógica, é um auxilio para a saúde, melhorando também a concentração em disciplinas como as de Matemática e Português”, destaca Gabriel.
O CNPq está apoiando o projeto desde janeiro até dezembro de 2015. O professor Rodrigo destaca também que para a formalização do projeto e aperfeiçoamento, a escola adquiriu mais livros na área, contando também com apoio do médico Andrei de Moraes e da psicóloga Michele, que em 2014 contribuíram para deixar o projeto mais completo.
Nesse ano os alunos irão participar da Mocisc, com o Projeto Exemplo, como forma de divulgar o trabalho e o resultado, que foi um dos melhores do Estado em 2014.
Estiveram também presentes para assistir a explanação do projeto, a servidora da Gerência de Educação, Marilin Schick e a integradora do Ensio Médio e Profissionalizante, Marli Terezinha Maron. Marilin destacou que conhece o projeto desde o início, em que se formatava a idéia. “Sei o quanto esse é um trabalho sério e inovador. Sabemos que ele pode fazer a diferença para melhor na vida não só dos alunos, mas também para a comunidade”, frisou.
Sobre o Projeto
O projeto Neuroacústica Aplicada da EEB Santa Cruz tem como objetivo reconhecer como o som pode influenciar no modo de agir e do pensar dentro de unidades escolares, ou seja, afetar a emoção, a reação e os sentimentos das pessoas.
A influência dos sons como estímulo para auxiliar alunos, professores e demais pessoas no ambiente escolar e fora dele, bem como aspectos positivos em relação aos sons, como estímulo nos hemisférios cerebrais, através da estimulação passiva pelo método da Neuroacústica.
Sabe-se que o cérebro não reconhece por gêneros musicais, mas pode ser estimulado e influenciado por ondas sonoras, bem como a mais baixa onda é a Delta e a mais alta é a Gamma, como por exemplo, desde que feito corretamente as aplicações, curar uma simples dor de cabeça, auxiliar pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Sabe-se que existem diversos tipos de sons, alguns são prejudiciais ao cérebro e outros que são uma forte ferramenta para a memória, para a inteligência, para o aprendizado e para diversos outros fatores da saúde mental e saúde do corpo físico. Com o Projeto parte-se do princípio que o som libera neurotransmissores, e com isso pode alterar e influenciar o cérebro e o corpo físico. |