A escola é a primeira da região a receber premiação do CNPq pelo Projeto Neuroacústica Aplicada
Com o intuito de expandir a idéia de que a música é forte aliada na educação e saúde, os alunos da EEB Santa Cruz, de Canoinhas, apresentaram o Projeto Neuroacústica Aplicada, para a Gerência de Educação de Blumenau, na última quarta-feira, 23, buscando expandir a idéia na região e consequentemente dar acesso a quem precisa.
O Projeto Neuroacústica Aplicada, que existe na EEB Santa Cruz desde 2013, vem se destacando pelas suas propostas aos alunos da instituição. Em 2014 obteve a primeira colocação na Mostra Científica de Santa Catarina (Mocisc), realizada em Canoinhas, e se classificou em segundo lugar na etapa estadual.
Com a premiação estadual, o projeto ganhou uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o professor orientador do projeto, Rodrigo Kucarz, ainda nesse ano pretende-se expandir o projeto, tirando as experiências de dentro da escola e levando para os Centros de Educação Infantil (CEIs) e para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Canoinhas e Bela Vista do Toldo.
Durante a apresentação do Projeto, os alunos Gabriel Prestes Rodrigues e Líria Matsuzawa, demonstraram as atividades realizadas dentro da escola, bem como as experiências e resultados. Gabriel, que é bolsista do CNPq, explicou que o trabalho é realizado com diversas experiências, das quais, o Programa Rádio Cesc que é transmitida em ambiente escolar é a principal. “Esse projeto visa auxiliar alunos com dificuldade de aprendizagem, mantê-los calmos e atentos aos estudos. Alunos que tem déficit de atenção podem ser auxiliados através de estímulos cerebrais, além de ser uma ferramenta pedagógica, é um auxilio para a saúde”, destaca Gabriel.
O professor Rodrigo Kucarz ressalta que para a formalização do projeto e aperfeiçoamento, a escola adquiriu mais livros na área, contando também com apoio do médico Andrei de Moraes e da psicóloga Michele, que em 2014 contribuíram para deixar o projeto mais completo.
Nesse ano os alunos irão participar da Mocisc, com o Projeto Exemplo, como forma de divulgar o trabalho e o resultado, que foi um dos melhores do Estado em 2014.
Estiveram também presentes para assistir a explanação do projeto, a servidora da Gerência de Educação, Marilin Schick e a integradora do Ensino Médio e Profissionalizante, Marli Terezinha Maron.
“Conheço o projeto desde que a ideia de formatava. Sei o quanto esse é um trabalho sério e inovador. Sabemos que ele pode fazer a diferença para melhor na vida não só dos alunos, mas também para a comunidade”, disse Marilin. |