Pensando em ampliar as opções de ensino na região de Bom Retiro, a comunidade escolar juntamente com a sociedade civil organizada criaram um planejamento para a oferta do Ensino Médio integrado à Educação Profissional.
As definições dos cursos foram feitas a partir de uma pesquisa de demanda realizada em setembro. Os cursos técnicos oferecidos serão: Agropecuária e Informática. Estas resoluções foram debatidas junto à comunidade, no último dia 25, na EEB Alexandre de Gusmão. Na sequência, os cursos serão encaminhados à Secretaria de Estado da Educação para análise da proposta.
O empreendedor de uma das maiores empresas do setor de fruticultura de Bom Retiro, Jair Philippi Filho, ressalta que a formação técnica direciona e qualifica o estudante. “O curso vai dar um rumo e uma bagagem para o jovem se desenvolver como profissional. Também vai trazer perspectivas com mais conhecimento e agregar valor a toda a cadeia produtiva”, finaliza.
Conforme o gerente Regional de Educação, Murilo Fontanella Vieira, o intuito é a escola ser inaugurada junto com os cursos. Ele afirmou também que a Gered está empenhada em dar início às atividades letivas já em 2016. “Estamos muito confiantes na decisão dos cursos para o desenvolvimento da região, pois ela partiu na necessidade levantada pela própria comunidade. Além do projeto de criação dos cursos, já estamos providenciando junto à SED, o mobiliário para toda a escola, por ela já esta com mais de 90% das obras concluídas”, destacou.
A escola de Bom Retiro possui um investimento de R$ 6 milhões, com recursos garantidos por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). A escola possui uma área construída de 5,9 mil m² com salas de aula, sanitários, setor administrativo e pedagógico, auditório, biblioteca, teatro, praça de convivência e centro esportivo que inclui quadra poliesportiva e vestiários. Também serão disponibilizados laboratórios de física, química, biologia, matemática e informática.
A secretária Regional, Solange Pagani, ressaltou que a escola vai oferecer aos jovens da região a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma estrutura moderna, com a possibilidade de qualificação profissional através de um sistema de educação com qualidade. |